Torcedores do Vasco picharam os muros de São Januário e da mega loja do clube, também no complexo do estádio, na noite dessa quinta-feira (5). Os dizerem pediam a venda da SAF vascaína ao grego Evangelos Marinakis. Nas últimas horas, no entanto, outro nome europeu avançou pela compra.
➡️ Marinakis, interessado no Vasco, tem números melhores do que Textor com rede de clubes
"Vende pro grego" e "bem-vindo Marinakis", picharam os torcedores do Cruz-Maltino.
Entenda o cenário
Evangelos Marinakis informou, no início da semana, que tem conversas para a compra do Vasco. A fala, no entanto, não foi bem recebida em São Januário, uma vez que as partes assinaram um acordo de confidencialidade.
Em paralelo, o empresário italiano Andrea Radrizzani, dono da Sampdoria, demonstrou interesse pela compra da SAF. Assim, os lados iniciaram tratativas e, atualmente, já trocam documentos. Segundo o "Ge", o Vasco se vê mais próximo do italiano do que do grego.
➡️ Tudo sobre o Gigante agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Vasco
Além de Marinakis e Radrizzani, o Cruz-Maltino também tem conversas com um grupo árabe e outro norte-americano.
👀 Quem é Evangelos Marinakis, bilionário que quer comprar a SAF do Vasco?
Nascido em Pireu, na Grécia, Evangelos Marinakis é um empresário bilionário, de 57 anos, dono da Capital Maritime Group, que tem o patrimônio avaliado em 3,7 bilhões de dólares (R$ 22 bilhões na cotação atual), segundo a "Forbes". A empresa conta com uma frota de navios.
A trajetória de Marinakis no mundo do futebol começou em 2010. Na época, o empresário se tornou dono do Olympiacos, além de presidente da Superliga da Grécia e vice da Federação Helênica de futebol. Em 2017, comprou o Nottingham Forest, da Inglaterra. O empresário é o acionista majoritário. Na gestão do empresário grego, o clube inglês fez um processo de reestruturação e, em 2022, conquistou o acesso à Premier League após 23 anos longe da elite. Hoje, a equipe controlada pelo bilionário é a quinta colocada na competição, ao lado do Arsenal e do Chelsea.
No ano passado, Marinakis comprou 80% da SAF do Rio Ave, de Portugal; hoje, o time português é o 10º colocado no Campeonato Português. O grego segue investindo pesado no futebol. Recentemente, o ex-jogador Edu Gaspar renunciou ao cargo de diretor esportivo do Arsenal para liderar o projeto de clubes do empresário.