Vasco: Jorginho acirra disputa interna e reservas se tornam protagonistas
Nas últimas quatro rodadas da Série B, jogadores que saíram do banco marcaram seis gols
A vitória de virada do Vasco sobre o Criciúma por 2 a 1, no último sábado, em São Januário, pela Série B, contou com a contribuição decisiva dos jogadores que saíram do banco de reservas. Nenê e Fábio Gomes marcaram os gols que deixaram o time muito próximo do acesso.
Esse protagonismo dos reservas tem sido rotina desde a vitória por 3 a 2 sobre o Operário. Na ocasião, os gols da virada em Ponta Grossa foram marcados por Bruno Tubarão e Alex Teixeira, que fez dois.
No empate em 1 a 1 com o Sport, o gol foi marcado mais uma vez por um jogador que saiu do banco de reservas. Raniel cobrou com frieza o pênalti que garantiu um ponto precioso ao Vasco e a manutenção da distância para o Leão, que na ocasião era de três pontos.
O retrospecto recente impressiona se levarmos em consideração o número de gols marcados pelos reservas nos jogos anteriores ao do Operário. Apenas quatro, contra seis.
Antes da 33ª rodada - 4 gols
Londrina 0 x 1 Vasco - Raniel fez o gol da vitória
Vasco 3 x 0 Operário - Palácios definiu o placar com um lindo gol de falta
Vasco 4 x 0 CRB - Eguinaldo fechou a goleada
Vasco 4 x 1 Náutico - Figueiredo marcou o 4º gol da vitória
A partir da 33ª rodada - 6 gols
Operário 2 x 3 Vasco - Bruno Tubarão marcou o primeiro e Alex Teixeira fez os últimos dois gols
Sport 1 x 1 Vasco - Raniel cobrou o pênalti que garantiu o empate
Vasco 2 x 1 Criciúma - Nenê empatou e Fábio Gomes virou o jogo
Coincidentemente, o protagonismo dos reservas cresceu justamente após a chegada de Jorginho. Vale lembrar que o treinador reintegrou jogadores que estavam fora dos planos e não treinavam com o restante do elenco. Essa medida serviu de recado para o grupo de que todos teriam chances de jogar e isso acirrou a disputa por espaço entre os atletas.
- Todos são protagonistas, aqueles que entraram, os que iniciaram, os do banco. Muitas vezes em algumas oportunidades os jogadores não entram, mas vibram, organizam a equipe. É o caso do Quintero, ele é um líder nato. Tem visão tática interessantíssima, está sempre conversando com o Joelton, com o Emílio (auxiliares). Quero parabenizar a todos os atletas por acreditarem que o Vasco é o time da virada, o time do amor. Precisava ser dessa forma. Mas não alcançamos ainda nosso objetivo. Falta pouco para que isso realmente aconteça - afirmou Jorginho em entrevista coletiva após o jogo contra o Criciúma.
+ VASCO É O VICE-LÍDER DA SÉRIE B
Além do gols, os reservas contribuíram também com assistências e jogadas decisiva. Na semana passada, o LANCE! relembrou que Gabriel Pec deu assistência para o gol da vitória sobre o Operário e voltou a ser decisivo com o cruzamento para o gol de Fábio Gomes. Alex Teixeira sofreu o pênalti contra o Sport, após um chute de Pec no qual o goleiro deu rebote.
+ Reservas do Vasco crescem em reta final e ganham destaque na luta pelo acesso
O elenco do Vasco folga neste domingo e se reapresenta na próxima segunda-feira, quando inicia a preparação para o jogo contra o Sampaio Corrêa, quinta-feira, em São Januário. O Cruz-Maltino é o vice-líder da Série B com 59 pontos, mas pode ser ultrapassado pelo Grêmio, que encara o Náutico, às 16h, no Estádio dos Aflitos. O time gaúcho soma 58 pontos e se vencer, garante o acesso para a Série A.