Vasco mantém esperança na Justiça para impedir renovação de cessão do Maracanã para a dupla Fla-Flu

Cruz-Maltino pede que haja um chamamento público pela cessão temporária do estádio. Clube afirma que possui melhor proposta para o Governo do Estado

Escrito por

A renovação do Termo de Concessão de Uso (TPU) do Maracanã para Flamengo e Fluminense será oficializada nesta quarta-feira, através de publicação no Diário Oficial do Governo do Estado. A dupla terá a administração do estádio por mais seis meses, contrariando a expectativa do Vasco, que buscou participar mais uma vez do processo de concessão provisória. O clube não jogou a toalha e ainda espera reverter o cenário na Justiça.

O Vasco tem em curso um pedido de mandado de segurança para que seja feito um chamamento público pela cessão temporária do Maracanã. O processo foi julgado inicialmente na 9ª Vara de Fazenda Pública. O juiz titular Marcello Alvarenga Leite declinou de competência para julgar a ação, que foi redistribuída para a 6ª Câmara de Direito Público. O clube afirma que tem a melhor proposta para administrar o estádio, mas não teve a oportunidade de apresentar.

+ Entrosamento no meio-campo do Vasco apresenta evolução, e time ganha mais opções

Sobre gestão em si, o Vasco fechou parceria com a Legends, referência internacional em gestões de grandes arenas, tendo em seu portifólio o Santiago Bernabeu, estádio do Real Madrid e o Etihad Stadium, do Manchester City. A empresa também está presente em outros esportes, como basquete, sendo a gestora do TD Garden, ginásio do Boston Celtics, da NBA, o do Levi’s Stadium, do San Francisco 49ers, da NFL (Futebol Americano). Além da Legends, o Vasco também tem como parceiro a WTorre, que faz a gestão e a operação do Allianz Parque.

No aspecto financeiro, o Vasco garante que a proposta também será muito mais lucrativa para o Governo do Estado. O Cruz-Maltino se propõe a pagar um valor pelo Maracanã, não somente arcar com os custos de manutenção do estádio.

Caso o Vasco não consiga reverter a renovação do TPU, a sétima em favor do Flamengo, o clube terá que esperar o processo de licitação do Maracanã, que está suspenso desde outubro, após o Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontar 14 irregularidades. Em nota, a Casa Civil afirmou que o processo de concessão do estádio seja retomado em até 40 dias.

"O Governo do Estado está finalizando as justificativas e alterações sobre o processo de concessão do Maracanã, que está sob análise do TCE. O material será entregue até o próximo dia 29, quando termina o prazo concedido pelo tribunal. Após esta etapa, o processo passará por nova análise do corpo técnico do TCE e também do Ministério Público do Tribunal. A expectativa é que o julgamento seja favorável aos ajustes e a licitação seja retomada dentro de 40 dias".

Siga o Lance! no Google News