O Botafogo confirmou, nesta sexta-feira, o acesso para a Superliga Cimed masculina. No Ginásio Oscar Zeyala, em General Severiano, no Rio de Janeiro, o Fogão derrotou Lavras por 3 sets a 0 parciais de 29-27, 25-21 e 26-24, fechou a série em melhor de três em 2 a 1, confirmou vaga na final da segunda divisão nacional e também carimbou o passaporte para a elite na temporada 2019/2020.
Na disputa pelo título, o time carioca terá pela frente a Apan Blumenau. A equipe catarinense eliminou os goianos de Anápolis por 2 a 0.
O saque e a eficiência das jogadas pelo meio de rede foram dois destaques coletivos do Botafogo. Já Lavras lutou bastante, visto o equilíbrio do primeiro e terceiro sets, mas sentiu falta de dois titulares: o experiente central Ualas, lesionado, e o oposto Gabriel Cândido, ex-Corinthians/Guarulhos, que levou cartão vermelho na segunda partida dos playoffs e precisou cumprir suspensão.
A confirmação da vaga do Botafogo na próxima Superliga aumentará a presença de clubes de "camisa" na principal divisão. Atualmente estão presentes o Cruzeiro, na vencedora parceria com o Sada e na disputa por mais um título neste ano, e o Corinthians, que terminou a competição na nona colocação.
Já no feminino, a temporada 2019/2020 poderá reunir os rivais Flamengo e Fluminense. O Rubro-Negro confirmou a vaga na elite ao se classificar para a final da Superliga B, enquanto o Tricolor chegou às quartas de final da primeira divisão, sendo eliminado pelo Dentil/Praia Clube.
Vale lembrar que todos os clubes precisarão confirmar nos próximos meses a presença na Superliga, dando inclusive garantias financeiras para a participação.