menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Brasil vence Itália e fecha Copa do Mundo de forma invicta

Seleção masculina de vôlei venceu os 11 jogos disputados na competição

Comemoração do Brasil no Japão
Comemoração do Brasil no Japão (FIVB Divulgação)

Escrito por

Onze jogos, 11 vitórias, apenas 5 sets perdidos. Com essa campanha de gala, a Seleção Brasileira Masculina de vôlei encerrou, na madrugada desta terça-feira, em Hiroshima, no Japão, sua participação na Copa do Mundo do Japão de 2019, garantindo o tricampeonato da competição - levantou a taça também nas edições de 2003 e 2007.

O título já havia sido garantido na manhã de segunda-feira, com a vitória por 3 a 1 sobre o Japão, com uma rodada de antecedência. Hoje, o triunfo por 3 a 0 sobre Itália (25-20, 25-22, 25-15) encerrou com chave de o ouro a bela participação verde-amarela no último compromisso do ano.

Agora, os jogadores retornam para os seus respectivos clubes, para a fase final dos Estaduais. No Brasil, a Superliga Masculina começa dia 9 de novembro. Do elenco brasileiro, apenas dois atletas atuam fora do país: o levantador Bruninho e o ponteiro Leal, que defendem o italiano Civitanova.

Com a vitória sobre os italianos, os atuais campeões olímpicos repetem a campanha de 2003, quando também conquistaram a Copa do Mundo de maneira invicta. A Itália viajou para o Japão sem cinco titulares, poupados, já que a Copa do Mundo ficou muito próxima do Campeonato Europeu, que é desgastante.

- Foi difícil, foram 11 jogos em 15 dias, enfrentamos grandes seleções, como Polônia, Estados Unidos, além de Japão e Itália. Tentamos manter o foco nessa partida contra os italianos hoje, apesar de já termos conquistado o título na véspera. Agora, sim, é hora de comemorar. Foi um grande torneio para nós - disse o levantador e capitão Bruninho após o jogo.

Com o ouro em Hiroshima, a Seleção Brasileira tornou a única equipe do mundo a conseguir o feito de ser tricampeão nos três principais torneios do vôlei no cenário internacional: Olimpíada, Mundial e Copa do Mundo.

O técnico Renan Dal Zotto poupou os jogadores que foram titulares contra o Japão, na véspera, e escalou o Brasil com o considerado time reserva: Cachopa, Felipe Roque, Maurício Souza, Isac, Maurício Borges, Douglas Souza e Thales. Maique entrou para defender, revezando com Thales.

E o time reserva do Brasil não decepcionou. Jogou com personalidade, Cachopa distribuiu bem e a equipe venceu a Itália com propriedade. O único susto foi no terceiro set, quando os europeus abriram 11 a 6 mas, em uma ótima sequência de Isac - autor de cinco aces na partida -, a Seleção virou o placar e passou como um rolo compressor sobre a jovem equipe italiana.

Isaac foi o maior pontuador do jogo, com 14 pontos - 6 de ataque, 3 de bloqueio e 5 de saque -, seguido por Felipe Roque, com 12.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter