Vôlei de praia brasileiro já tem data para retomar as competições
CBV anunciou o calendário do Circuito Brasileiro
Depois de pouco mais de quatro meses de paralisação das competições, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) divulgou nesta segunda-feira que já tem data para retomar as atividades. O vôlei de praia no país voltará a ser disputado a partir de 17 de setembro, quando o Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema, receberá as duplas femininas para a disputa da primeira etapa da temporada 2020/2021 do Circuito Brasileiro.
Segundo a entidade, o campeonato será retomado seguindo rígidos protocolos de saúde. O início da temporada 20/21 acontecerá com adaptações para minimizar riscos de contágio da COVID-19 aos atletas e demais profissionais envolvidos.
As duas primeiras etapas do tour serão realizadas no CDV, sem a presença de público ou imprensa. A primeira parada ocorre de 17 a 20 de setembro (torneio feminino), e 24 a 27 de setembro (torneio masculino). Já a segunda etapa será de 15 a 18 de outubro (torneio feminino) e 22 a 25 de outubro (masculino).
As outras três etapas ainda terão locais definidos, mas já possuem datas (veja abaixo o calendário). A terceira parada será de 5 a 8 de novembro (feminino) e 12 a 15 de novembro (masculino). O quarto torneio será de 2 a 6 de dezembro, e o quinto de 16 a 20 de dezembro, com possibilidade de realização dos dois naipes.
Segundo o diretor executivo da CBV, Radamés Lattari, a volta vem sendo planejada com todo o cuidado necessário e seguindo as orientações estabelecidas pela comissão médica da entidade.
- Dentro de um quadro com toda preocupação e atentos à segurança e saúde dos atletas, estamos pouco a pouco pensando na retomada das nossas competições. Vamos retornar sem público, dentro do CDV, organizando duas etapas e separando os naipes para não reunir tantas pessoas ao mesmo tempo. E, claro, já estamos tomando todas as precauções necessárias com testes e controle total de tudo lá dentro - explicou Radamés Lattari.
O superintendente de vôlei de praia da CBV, Virgílio Pires, também comentou o retorno de maneira gradual, respeitando as regras e o protocolo criado para preservar a saúde de todos.
- O que mais pensamos neste retorno foi no protocolo de prevenção, elaborado com todo apoio do doutor João Olyntho Machado Neto, o Zela. Entendemos que nossa vida volta ao normal de maneira gradual, e os eventos também serão de forma gradual, não vamos recomeçar de onde paramos, justamente para dar segurança e testar os protocolos. As decisões foram tomadas junto à Comissão de Atletas, nada foi decidido unilateralmente, tudo com apoio de nossos patrocinadores e especialmente dos atletas. Conseguimos programar o retorno dentro de uma cautela necessária para o momento - declarou.
O vice-presidente da Comissão de Atletas de vôlei de praia, Harley Marques, comentou a volta do Circuito Brasileiro Open e destacou que o processo envolveu etapas de planejamento.
- Acho que tudo foi realizado no seu devido tempo. A volta da competição foi planejada, pensada junto aos médicos e protocolos de saúde, isso é o que mais vale a pena. A CBV foi atenciosa com tudo desde o princípio da pandemia, ouviu nossas ideias, e acho isso muito importante. Não é só o lado profissional, mas o cuidado com as pessoas. Essa proposta de separar os naipes é importante e temos o privilégio de termos um centro de treinamento como o de Saquarema para realizar os torneios de maneira segura, sem a entrada desnecessária de pessoas - disse o brasiliense campeão do Circuito Mundial de 2008.
CALENDÁRIO DA TEMPORADA 20/21 DO VÔLEI DE PRAIA:
1ª Etapa - CDV - Saquarema (RJ)
17 a 20 de setembro (feminino)
24 a 27 de setembro (masculino)
2ª Etapa - CDV - Saquarema (RJ)
15 a 18 de outubro (feminino)
22 a 25 de outubro (masculino)
3ª Etapa - Local a definir
5 a 8 de novembro (feminino)
12 a 15 de novembro (masculino)
4ª Etapa - Local a definir
2 a 6 de dezembro
5ª Etapa - Local a definir
16 a 20 de dezembro