O EMS/Taubaté derrotou o Vôlei/Renata por 3 sets a 2, parciais de 25-14, 25-17, 25-27, 21-25 e 15-12, na tarde deste sábado, no Ginásio Abaeté, em Taubaté (SP) e abriu 1 a 0 na série melhor de três das quartas de final da Superliga Cimed Masculina de vôlei.
O segundo confronto será na próxima quarta-feira, às 19h, no Ginásio do Taquaral, em Campinas (SP) e o terceiro, caso os donos da casa vençam, na sexta-feira, no mesmo horário e novamente em Taubaté. O SporTV 2 transmite os confrontos.
O campeão olímpico Lucão foi eleito o melhor em quadra e faturou o VivaVôlei, após marcar 18 pontos. Leandro Vissotto terminou o duelo com 20, como o maior pontuador.
O saque foi o grande personagem da abertura dos playoffs. Pelo lado de Taubaté, o fundamento entrou durante boa toda a partida, além de fazer estragos na recepção campineira. Lucarelli, Douglas Souza, Otávio e Lucão tiveram várias passagens longas pelo saque.
Nos dois primeiros sets, sem a bola nas mãos, o levantador Demian Gonzalez perdeu uma das principais armas ofensivas do Vôlei Renata: o uso das bolas pelo meio. Para tentar equilibrar o jogo, o time tentou repetir o expediente do rival: forçar o saque. Mas sem a mesma eficiência. Com muitos erros, o time de Horácio Dileo deixava de fazer o rival jogar e quase nunca conseguia uma sequência de dois pontos seguidos. Já a equipe de Renan Dal Zotto jogava com uma tranquilidade enorme, com boa distribuição de Rapha.
O cenário foi diferente a partir do terceiro set. O Vôlei Renata, sem partir para o “saque suicida”, passou a mirar Douglas Souza e não mais Lucarelli, chegou a abrir quatro pontos e conseguiu jogar como gosta, com Luizinho e Vini recebendo mais bolas para atacar pelo meio.
Renan parou o jogo, alertando sobre a mudança tática do Vôlei Renata. Mas Taubaté só conseguiu o empate no set point desperdiçado pelos visitantes, após um erro de ataque de Dani: 24 a 24. E o triunfo de Campinas foi confirmado após uma marcação polêmica, com um saque de Dani dado como dentro, mas pelo replay do SporTV deu para ver a bola fora. Vale lembrar que o vídeo challenge não estava disponível para esta partida no Abaeté.
Em um quarto set nervoso, com reclamações contra a arbitragem, o Vôlei Renata manteve o nível da parcial anterior e colocou pressão no Taubaté. Bruno Temponi, de volta após se recuperar de uma lesão muscular, ajudou a equilibrar o passe, além de virar bolas importantes no ataque. Errático, o time da casa não conseguiu reagir, vendo a partida ir para o tie-break.
Ponto lá, ponto cá. Os dois times ficaram juntos no placar até o 9 a 9, quando Taubaté conseguiu a virada de bola e na sequência abriu 11 a 9 com um bloqueio de Lucão em Dani. A bola iria para fora, mas resvalou no corpo do oposto. E lembra-se do saque, citado lá no início como diferencial? Foi com um ace de Douglas Souza que a partida foi encerrada.