A união entre esporte e educação vem ganhando força no mundo do futebol. Após o Cruzeiro anunciar uma parceria comercial e acadêmica com a Uniccor , o Atlético-MG vai lançar o seu projeto educacional com a Universidade Brasil, a Universidade do Galo que vai oferecer cursos superiores a distância, no sistema EAD. Mas também haverá módulos presenciais nas atividades oferecidas pelo Atlético-MG e a Univeridade Brasil.
O local para implantação do campus em BH já foi definido. Será no antido CT do clube, na Vila Olímpica, localizado na Região Norte da capital mineira. O lançamento oficial será em setembro e a Vila terá condições de receber os alunos em outubro.
A Universidade Brasil patrocina o clube desde o início do ano e tem projetos educacionais com outros grandes clubes brasileiro: Corinthians e Flamengo. Atlético-MG e a parceira comercial querem espalhar a Universidade do Galo por outros pontos de Belo Horizonte
- Vamos lançar o projeto em breve, em setembro. Os atleticanos terão condições especiais. Os sócios terão descontos ainda mais agressivos. Uma das coisas legais é que o torcedor que se formar pode, se quiser, receber um diploma personalizado, com o escudo do clube, explicou Pedro Melo , gerente de patrocínios do Atlético-MG.
Bolsas de estudo para os jogadores
O clube vai oferecer aos seus profissionais bolsas de estudo para realizar os cursos da Universidade do Galo. O projeto visa atender principalmente jogadores das categorias de base e pessoas de baixa renda que atuem no Atlético-MG.
- O projeto não é ser apenas entre patrocinador e o clube. Mas um parceiro na educação. É levar para os atletas da base e para o time principal o acesso à universidade para que eles possam ser profissionais e atuar após o encerramento da carreira. Quarta-feira, atleta joga no Recife; domingo, joga em Porto Alegre. O EAD possibilita deixar a universidade ao lado do atleta, na concentração, no CT, no avião, disse, em entrevista ao site Superesportes.
O Galo terá um percentual por aluno e ainda terá ações envolvendo os jogadores. O desempenho em campo poderá render bolsas para o torcedor de baixa renda. Quem fizer gol, a equipe vencer jogos farão os jogadores escolherem para onde vão doar as bolsas.
O aluno que se formar na Universidade do Galo poderá ter o diploma personalizado com o escudo do clube, como na imagem acima.