Que o sistema de inscrições e gerenciamento de competições da Conmebol é falho, várias equipes brasileiras sabem disso. Por isso, a notícia que a entidade questiona 21 clubes sul-americanos por supostas inscrições irregulares nas competições da entidade, a Libertadores e Copa Sul-Americana, o que pode gerar alguma preocupação no Atlético-MG, mas o clube mineiro se diz bem resguardado e não tem qualquer punição, como uma possível eliminação.
A entidade alega atrasos na entrega das listas de inscritos, o que geraria as irregularidades. Foram citados no comunicado da Conmebol os seguintes clube brasileiros: São Paulo, já eliminado, o Atlético-MG, pela Libertadores; Corinthians, Santos, Bahia, Botafogo Fluminense, Chapecoense, Sport,
O presidente Sérgio Sette Câmara comentou sobre o caso, que soube em terras uruguaias e tranquilizou o torcedor atleticano sobre qualquer sanção contra o clube alvinegro. De acordo com Sette Câmara, o Galo enviou sua lista de jogadores para esta fase da competição um dia antes do prazo final exigido pela Conmebol. O trâmite de inscrições é feito via CBF, portanto, nas palavras de Sette Câmara, não há como o Galo ter qualquer punições.
-Recebemos com tranquilidade esse fto, pois cumprimos com antecedência a entrega da lista. Mandamos a lista antes do prazo final inclusive. Conversei com o diretor de competições da CBF, Manoel Flores, e estamos tranquilos, pois temos tudo documentado. O Atlético fez sua parte. O clube envia para a confederação, que repassa para a Conmebol. Temos o envio do e-mail do dia 1 de fevereiro à tarde que foi repassado à CBF-disse Sette Câmara, que acrescentou:
N]ao pode haver punição. O Atlético como clube nao pode mandar diretamente para a Conmebol. O caso de haver outros 21 clubes clubes envolvidos, não pode prejudicar a gente. Quero tranquilizar o torcedor atleticano. A preocupação que eles têm de ter é lotar o Independência e ajudar o time na luta pelo título da Libertadores-concluiu.
Confira todos os clubes citados no comunicado da Conmebol por atraso e irregularidades nas inscrições de jogadores nas competições sul-amerianas:
Os clubes com irregularidade, segundo a Conmebol, são:
CONMEBOL Libertadores (2ª fase)
Clube Atlético Mineiro (BRA)
São Paulo FC (BRA)
Club Universidad de Chile (CHI)
Club Deportivo Palestino (CHI)
Club Libertad (PAR)
CONMEBOL Sudamericana
Botafogo de Futebol e Regatas (BRA)
Santos Futebol Clube (BRA)
Esporte Clube Bahia (BRA)
Fluminense Football Club (BRA)
Sport Club Corinthians Paulista (BRA)
Associação Chapecoense de Futebol (BRA)
Club Social y Deportivo Colo-Colo (CHI)
Club de Deportes Antofagasta (CHI)
Deportes Unión La Calera (CHI)
Unión Española (CHI)
Club Sol de América (PAR)
Independiente FBC (PAR)
Club Deportivo Santaní (PAR)
Club Guaraní (PAR)
Estudiantes de Mérida Fútbol Club (VEN)
Zulia Fútbol Club (VEN)