Nesta segunda-feira, o torcedor do Athletico-PR vive um momento especial. Há exatos 20 anos, o clube inaugurava a Arena da Baixada, antigo (Joaquim Américo) estádio que foi um marco na história do clube e que mudou o status do Furacão no futebol nacional.
Naquela noite fria de 1999, o time paranaense recebia o Cerro Porteño, do Paraguai, em amistoso inaugural. Como não poderia ser diferente, a sua torcida marcou presença e empurrou o Furacão, que venceu por 2 a 1, com gols de Lucas e Vanin, um golaço de fora da área.
Desde então, o time paranaense, que pouco figurava os primeiros lugares do futebol nacional, mudou totalmente a sua história. Dois anos depois, a equipe comandada por Alex Mineiro e Kléber Pereira no ataque, faturava o inédito Campeonato Brasileiro.
O ponto alto veio em 2005. Na ocasião, o time que havia ficado com o vice-campeonato nacional no ano anterior, chegou à final da Libertadores da América, mas não pôde atuar em casa contra o São Paulo, motivo de ira da torcida até os dias de hoje.
Copa Sul-Americana
Foi dentro da Arena da Baixada, que o Furacão conquistou a sua maior glória. No dia 12 de dezembro de 2018, diante do Junior Barranquilla, o Athletico levou o título da Copa Sul-Americana na decisão de pênaltis. Após empatar no tempo normal por 1 a 1, o time brasileiro venceu por 4 a 3 na marca da cal.