menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Gazprom, a energia que dá força ao Zenit

Dia 29/02/2016
22:19

  • Matéria
  • Mais Notícias

Com um orçamento estimado em 2012 de US $ 100 bilhões - cerca de R$ 225 Bi -, a Gazprom, apontada como a maior empresa de gás natural do mundo, é hoje uma potência no futebol. Dono desde 2005 do Zenit, clube no qual atua o brasileiro Hulk, o grupo russo se beneficia de uma lei em seu país que lhe concedeu a exclusividade nas operações e o monopólio sobre a exportação de gás natural.

A medida, associada ao seu êxito no segmento de energia, transformou a Gazprom numa potência. Ciente do potencial mercadológico proporcionado pelo futebol, a companhia vem ampliando seus investimentos. Fez aportes em equipes fora de seu país e busca consolidar sua imagem de forma global. A empresa hoje mantém acordos de patrocínio que ultrapassam os limites da Rússia. Em 2012, o grupo firmou contratos de patrocínio com o Chelsea, de propriedade, não coincidentemente, do magnata do petróleo, o russo Roman Abramovich.

A Gazprom expandiu seus tentáculos e chegou à Alemanha em 2007, consolidando com o Schalke 04 uma importante parceria. Recentemente, a empresa firrmou acordo de patrocínio pessoal com Franz Beckembauer, ídolo alemão. Não é à toa que a Gazprom fornece gás para bares, restaurantes e lojas germânicos.

Na Sérvia, a empresa é responsável pela construção de um gasoduto, fundamental para a indústrialização do país. Para otimizar sua imagem entre a população local, a Gazprom foi além: decidiu apostar suas fichas numa desconhecida equipe de futebol júnior do país, o Red Star Belgrado. As cifras do acordo, com prazo de validade de cinco anos, impressionam: US$ 3,8 millhões por ano. A parceria prevê ainda incentivos por desempenho das jovens promessas sérvias nas competições locais e continentais.

Para o Zenit, no entanto, o marco da mudança ocorreu a partir de 2005, ano em que a Gazprom tornou-se sócia majoritária do clube russo. O grupo assumiu a cota máster, com direito a estampar sua marca na camisa do time azul. Os investimentos feitos no fortalecimento da equipe e na construção de um novo estádio pavimentaram o caminho do Zenit na busca de títulos: desde que selou a parceria com a Gazprom, há oito anos, o Zenit conquistou três triunfos no campeonato russo.

Não satisfeitos, os dirigentes da Gazprom partiram para a exploração de novos mercados, expandindo seus negócios até a Alemanha, Sérvia e Inglaterra. No primeiro, a Gazprom fechou um acordo de patrocínio de alto valor com o Schalke 04, um dos mais populares clubes do país, ao lado do Bayern de Munique e do Borussia Dortmund.

Os detalhes da parceria não são de domínio público, mas é certo que a Gazprom, como detentora da cota máster do Schalke 04, tem obtido excelentes resultados com a exposição da marca fora de seu país. Uma das vitrines da empresa é o Veltins Arena, o estádio do Schalke, onde a logo do grupo está estampada em cada metro quadrado.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias