Alvo do Botafogo, John Obi Mikel era chamado de ‘Zidane Africano’ por torcida de clube inglês
Meio-campista nigeriano, que havia conversado com o Alvinegro antes da pandemia do coronavírus, era aclamado pelos fãs do Middlesbrough na última temporada europeia
- Matéria
- Mais Notícias
Em conversas para uma possível transferência ao Botafogo, John Obi Mikel viveu "tempos de rei" recentemente. O meio-campista, atualmente sem clube, jogou pelo Middlesbrough, da segunda divisão inglesa, entre janeiro e julho de 2019. Apesar do tempo curto, o nigeriano teve um impacto notório na terra da rainha, conquistando a torcida do Boro.
O jogador chegou ao Velho Continente sob desconfiança, visto que estava no Tiajin TEDA, da China, nos últimos dois anos. Obi Mikel, contudo, provou, dentro de campo, que os torcedores não deveriam se preocupar. Em menos de duas semanas, assumiu a titularidade da equipe e virou uma peça chave no time comandado por Tony Pulis.
- É normal que hajam dúvidas em um jogador quando ele passa dois anos fora do país e não joga um futebol competitivo, com todo respeito ao Campeonato Chinês. Todos que conversei antes de assinar (o contrato) disseram que ele é uma pessoa maravilhosa, muito focado e pé no chão - afirmou Tony Pulis, em uma entrevista ao "Goal", em março do ano passado.
John Obi Mikel não conquistou apenas o treinador, mas também a torcida. Rapidamente, o que era desconfiança tornou-se alegria. As seguidas atuações de destaque do nigeriano na segunda divisão inglesa fizeram a torcida do Middlesbrough inventar uma música em homenagem ao atleta, comparando-o a Zinedine Zidane.
"Nós temos Mikel,
John Obi Mikel
Eu acho que você ainda não entendeu
É o homem do meio-campo, o Zidane Africano
Oh, nós temos John Obi Mikel."
Relacionadas
Mikel John Obi being praised by Middlesbrough fans. They made a chant for him and call him, the "African Zidane." pic.twitter.com/MxFrdJ00Nb
— Africa Facts Zone (@AfricaFactsZone) February 3, 2019
Na equipe inglesa, John Obi Mikel atuava como volante em uma formação de 3-4-2-1. O nigeriano era o homem do meio-campo com responsabilidade mais defensiva - ao mesmo tempo, dava liberdade para Muhamed Besic, a dupla do setor, avançar ao setor ofensivo.
Mesmo assim, o nigeriano participava da construção de jogadas. Em média, Obi Mikel somou 38.1 passes por partida (com 87% de acerto), sendo que 19.7 destes eram em direção ao campo do time adversário. Defensivamente, o nigeriano contribuiu com 1.1 interceptações, 2.1 desarmes, 1.4 cortes e 5.1 disputas de bola vencidas por partida na Championship. Os números são do portal "Sofascore".
O desempenho de John Obi Mikel foi visto por clubes da elite do futebol inglês. Ao final da temporada, a "ESPN" noticiou que Norwich City, Shefield United e mais uma equipe da Premier League haviam feito propostas pelo nigeriano, que havia ficado livre após o contrato com o Middlesbrough acabar. No final das contas, o meio-campista optou, entre as vantagens financeiras oferecidas, pelo Trabzonspor-TUR.
De qualquer forma, John Obi Mikel teve uma passagem de destaque no cenário europeu recentemente. Paulo Autuori gostou da possibilidade e o Botafogo tem interesse no jogador - livre no mercado -, mas as conversas estão paralisadas pela pandemia do coronavírus. De qualquer forma, o Alvinegro sabe que existe a possibilidade de contratar um atleta que pode agregar de forma positiva na equipe.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias