Botafogo pode superar melhor campanha na Sul-Americana; relembre participações
Glorioso nunca chegou às semifinais da competição
O Botafogo entra em campo contra o Defensa y Justicia, nesta quarta-feira (23), no Nilton Santos, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana. Se garantir a vantagem para a partida de volta, na Argentina, o Glorioso deixa o caminho mais fácil para feito inédito. Em nove participações na competição, o time nunca chegou às semifinais.
As melhores campanhas do Botafogo foram justamente nas quartas de final. Em 2008, o Alvinegro voltou à Sul-Americana após terminar o Brasileirão de 2007 em 9º lugar. No torneio, bateu o América de Cali (COL) nas oitavas, por 3 a 2, e chegou às quartas de final, quando perdeu por 4 a 2 no agregado, para o Estudiantes (ARG).
Já em 2009, o Glorioso venceu o Athletico-PR na primeira fase, por 3 a 2. Nas oitavas, deixou para trás o Emelec (EQU), também por 3 a 2. Contra o Cerro Porteño, nas quartas de final, o Botafogo foi eliminado depois de perder por 2 a 1 e 3 a 1.
As oitavas de final são a fase que o Botafogo mais sofreu. A equipe foi eliminada nessa etapa em 2007, 2011, 2018, 2019. Na edição de 2007, a eliminação foi para o River Plate, depois de um 4 a 3 no agregado. Em 2011, o Santa Fe (COL) aplicou um 5 a 2, somando os dois jogos, e mandou o time de volta para casa. Já em 2018, o Bahia foi responsável por eliminar o Glorioso. Um ano depois, a equipe caiu para o Atlético-MG na mesma fase.
+ Veja confrontos das quartas de final da Sul-Americana
O Botafogo ainda foi mandado de volta pra casa duas vezes na fase preliminar, em 2006 e 2012. Na primeira edição que participou, o time empatou em 1 a 1 com o Fluminense, duas vezes, e foi eliminado nos pênaltis. Seis anos depois, o Palmeiras passou para as oitavas de final em cima do Glorioso.
Agora, o time quer mudar escrita contra o Defensa y Justicia. A partida de volta acontece na próxima quarta-feira (30), às 19h.