menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Botafogo transfere direitos econômicos de Luiz Henrique para o Lyon; entenda

Clube francês fica em dívida com o Glorioso pelo valor dos jogadores

zenit-luiz-henrique-aspect-ratio-512-320
imagem cameraLuiz Henrique deixou o Botafogo e se transferiu para o Zenit em janeiro de 2025 (Foto: Reprodução/Instagram/@luizhenrique_07)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 04/04/2025
11:52
Atualizado há 2 minutos

  • Matéria
  • Mais Notícias

Os problemas financeiros no Lyon afetaram, mais um vez, os negócios do Botafogo. Os direitos econômicos de Luiz Henrique e de mais dois jogadores foram transferidos para o clube francês por 91,7 milhões de euros, cerca de 573 milhões de reais, no segundo semestre de 2024. A informação foi divulgada em relatório da Eagle Football e publicada primeiramente pelo portal "Uol".

continua após a publicidade

➡️ Tudo sobre o Fogão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Botafogo

➡️ Alvo do Botafogo é torcedor declarado e já recebeu agradecimento de John Textor

Com a transferência dos valores, o Lyon ficou com a dívida deste valor com o Alvinegro e poderá ser paga a longo prazo, superando o período de um ano. No relatório, a empresa de John Textor não cita os nomes dos jogadores envolvidos, mas revela o valor e quando foi feita venda de um dos atletas. Assim, foi identificado que Luiz Henrique, agora no Zenit, é um deles.

– O clube obteve a transferência dos futuros direitos econômicos de três jogadores do clube brasileiro Botafogo por 91,7 milhões de euros. Um dos jogadores se transferiu em janeiro de 2025 por 33 milhões de euros por uma das companhias do EFH (Eagle Football Holdings – empresa mãe do grupo). - diz o documento.

continua após a publicidade

Venda para o Zenit em janeiro

Pelo indicativo do relatório, os valores da venda do atacante irão para a equipe francesa, já que os direitos econômicos tinham sido transferidos em 2024, isto é, antes da venda para o Zenit. Esse dado nunca foi tornado público pela diretoria alvinegra.

O Rei da América foi vendido ao clube russo em janeiro pelo valor citado no documento. Em negociação, foi acordado que o Botafogo manteria 20% dos direitos econômicos do atacante, o que poderia gerar mais retorno econômico em caso de uma futura venda. Com os valores da negociação mais os bônus, Luiz Henrique se tornou, e por muito, a venda mais cara da história do Glorioso, além da maior venda de um atleta com mais de 21 anos no futebol brasileiro. Ao todo, o jogador poderia render cerca de R$ 250 milhões aos cofres alvinegros.

continua após a publicidade

A transferência dos direitos econômicos ajuda o Lyon em sua busca para regularizar a situação financeira e evitar punição na França. Os três jogadores, somados, estão estimados em 189 milhões de euros, totalizando cerca de um 1,2 bilhão de reais.

O time francês enfrenta um transfer ban desde novembro, e segue impedida de contratar e inscrever jogadores, devido a uma dívida que ultrapassa os 500 milhões de euros. Em processo na Uefa, o empresário norte-americano indicou a premiação que o Botafogo recebeu pela Libertadores de 2024 como possibilidade para tentar salvar o Lyon de uma desclassificação de competições europeias.

➡️ ‘Campeões desaparecidos’: jornal espanhol destaca início de ano ruim do Botafogo

Além disso, os clubes têm negociado atletas entre si desde o início da gestão de John Textor, como é o caso de Lucas Perri e Thiago Almada, além da vinda de Adryelson, como empréstimo, na última janela de transferências.

Dono do Botafogo, Textor esteve ao lado de Renato Paiva durante decisão da Recopa Sul-Americana
Dono do Botafogo, Textor esteve ao lado de Renato Paiva durante decisão da Recopa Sul-Americana (Foto: Mauro Pimentel/AFP)

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias