Em jogo com forte presença do VAR, Botafogo perde de virada para o Goiás pelo Brasileirão e dá adeus à sua invencibilidade
Alvinegros saem na frente, mas esmeraldinos conseguem a vitória por 2 a 1, pela sexta rodada
- Matéria
- Mais Notícias
Caiu o último time 100% do Campeonato Brasileiro de 2023. Com uma atuação abaixo da média, o Botafogo chegou a sair na frente, com gol de Tiquinho Soares, mas viu o Goiás garantir a vitória por 2 a 1 com gols de Bruno Melo e Maguinho na noite deste domingo (14), no Estádio Hailé Pinheiro, em jogo válido pela sexta rodada da competição nacional.
Relacionadas
A equipe de Luís Castro amarga sua primeira derrota após 15 partidas (cinco delas na competição nacional) e interrompe uma sequência de 100% de aproveitamento. Mesmo com o tropeço, os botafoguenses seguem líderes com 15 pontos. A equipe goiana foi a seis pontos e saiu do Z4 do Brasileirão.
+ Veja a tabela do Campeonato Brasileiro
As duas equipes entram em campo agora no meio de semana por outras competições. O Alvinegro encara o Athletico-PR na Arena da Baixada na quarta-feira (17), às 21h30, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O Esmeraldino, por sua vez, inicia a decisão da Copa Verde contra o Paysandu também na quarta-feira (17), às 20h, no Mangueirão.
INÍCIO PROMISSOR ALVINEGRO
Incisivo, o Botafogo não demorou a tomar as rédeas da partida e a criar chances. Tiquinho Soares abriu caminho e Gustavo Sauer bateu rasteiro rente à trave. Tiquinho e Marçal também assustaram em finalizações. Em seguida, Victor Sá fez lançamento e Eduardo ajeitou para Tchê Tchê. O camisa 6 surgiu livre na meia-lua, mas chutou por cima.
O Goiás, por sua vez, batalhava para encontrar seu ímpeto ofensivo e encontrava as melhores investidas pelo lado direito. Uma boa jogada do atacante culminou em lançamento para Sander. O lateral entrou na área e chutou forte, obrigando Lucas Perri a sair da meta para abafar.
VAR EM AÇÃO E... GOL DO BOTAFOGO!
O Glorioso tentou nova investida em cruzamento de Tchê Tchê que, após sobra na área, Victor Sá mandou para fora. Porém, o árbitro Rafael Rodrigo Klein recebeu uma solicitação do VAR de um pênalti de Bruno Melo sobre Gustavo Sauer. Após dois minutos e quarenta segundos de expectativa e uma revisão no vídeo, o pênalti foi confirmado.
Tiquinho Soares cobrou com força e deslocou o goleiro esmeraldino Marcelo Rangel e abriu o placar aos 32 minutos. Foi o sexto gol do camisa 9 no Brasileirão.
GOIÁS EMPATA... APÓS SINAL DE ALERTA DO VAR
O Botafogo tentou manter seus ânimos em investidas com Victor Sá e Gustavo Sauer. Porém, aos poucos, caiu de ritmo e foi deixando brechas para que o time da casa surgisse com perigo. O Goiás apostava nas jogadas criadas por Palacios e Matheus Peixoto e, frequentemente, passou a levar perigo em lances de bola aérea.
Até que, aos 49 minutos, Palacios cobrou falta e Tiquinho rebateu. Na sobra, Zé Ricardo cabeceou para a área e, enquanto a zaga alvinegra ficou estática, Bruno Melo surgiu livre para tocar na saída de Lucas Perri. O assistente inicialmente anulou a jogada por impedimento. O VAR, porém, alertou o árbitro e confirmou o gol aos 51 minutos.
AVASSALADOR, ESMERALDINO VIRA O JOGO
Com as entradas de Bruno Gonçalves e Alesson, a equipe de Emerson Ávila voltou com fôlego do intervalo. Aos dois minutos, Alesson aproveitou lançamento e balançou a rede. O árbitro (com confirmação do VAR) anulou o gol por impedimento do atacante.
Mesmo assim, o Goiás continuou a se lançar à frente, explorando as jogadas pelo lado esquerdo. Zé Ricardo exigiu Lucas Perri. Diego teve uma chance rente à trave. Mas, aos 11 minutos, a equipe conseguiu a virada.
Matheus Peixoto se desvencilhou de Luis Segovia e cruzou. Após a bola encobrir Lucas Perri, Maguinho se antecipou à marcação e cabeceou para a rede aos 11 minutos, fazendo 2 a 1. Impetuoso, o lateral-direito ainda tentou marcar seu segundo gol logo em seguida, só que Marçal se jogou para evitar a finalização.
PRESSÃO BOTAFOGUENSE, MAS... A FESTA É NA SERRINHA
O técnico Luís Castro promoveu mudanças para tentar uma reação alvinegra. Assim que entrou em campo, Junior Santos finalizou e a bola passou rente à trave. Lucas Fernandes cobrou falta com veneno e fez Marcelo Rangel se desdobrar para defender.
Marçal e Tiquinho Soares lutaram, mas o camisa 9 ficou preso à marcação. Em seguida, Lucas Fernandes arriscou, mas foi travado pela defesa. No "abafa". Junior Santos, Luis Henrique e Tiquinho ainda tentaram conclusões, mas eram atabalhoados e esbarravam no bem postado bloqueio da defesa do Goiás. Após muita luta dos dois lados, a invencibilidade do Botafogo chegava ao fim, em uma atuação abaixo da média da equipe alvinegra. A euforia, nesta noite, ecoava mesmo em tom verde na arquibancada do Serrinha.
FICHA TÉCNICA
GOIÁS 2 x 1 BOTAFOGO
Data e hora: 14 de maio de 2023, às 18h30 (de Brasília)
Estádio: Hailé Pinheiro (Serrinha), em Goiânia (GO)
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Lucio Beiersdorf Flor (RS)
VAR: Rafael Traci (SC)
Cartões amarelos: Willian Oliveira, Matheus Peixoto, Lucas Halter (GOI), Luis Segovia, Marçal (BOT)
Gols: Tiquinho Soares, 30/1T (0-1), Bruno Melo, 51/1T (1-1), Maguinho, 11/2T (2-1)
GOIÁS (Técnico: Emerson Ávila)
Marcelo Rangel; Maguinho (Dodô, 38/2T), Lucas Halter, Bruno Melo e Sander; Zé Ricardo, Willian Oliveira (Bruno Gonçalves, intervalo), Diego (Sidmar, 43/2T) e Palacios (Pedrinho, 38/2T); Diego Gonçalves (Alesson, intervalo) e Matheus Peixoto.
BOTAFOGO (Técnico: Luís Castro)
Lucas Perri, Di Plácido, Adryelson, Luis Segovia (Carlos Alberto, 38/2T) e Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê (Lucas Fernandes, 17/2T) e Eduardo; Gustavo Sauer (Junior Santos, 6/2T), Victor Sá (Luis Henrique, 17/2T) e Tiquinho Soares.
*ERRATA: originalmente, foi escrito que o Botafogo era o último time invicto no Brasileirão. O Palmeiras e o Fortaleza ainda não perderam na competição. O LANCE! pede desculpas pelo equívoco.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias