A negociação pela contratação de Yaya Touré está encerrada. Quem informou o desfecho das tratativas por parte do Botafogo foi Ricardo Rotenberg, VP Geral e membro do Comitê Executivo de Futebol do clube. Segundo o dirigente, a demora por uma resposta do meio-campista à proposta feita foi definitiva.
- Situação difícil, jogador não conseguiu se definir, há questão do coronavírus na Europa e Yaya está com negociação definitivamente encerrada por parte do Botafogo - afirmou Ricardo Rotenberg, à "Rádio Brasil", antes de completar:
- O Botafogo é maior que tudo, do que qualquer jogador que venha a jogar no Clube ou que já jogou. Vamos pensar em alternativa para fazer um time forte para o Brasileiro. Quando brinquei na coletiva sobre o Mané, eu pensei em ir para Londres. Desisti de ir porque a situação do coronavírus é muito grave lá. Não sou nenhuma criança, tenho mais de 60 anos - finalizou o VP do Glorioso.
Botafogo havia aceitado o salário imposto por Yaya Touré e o fato de que o marfinense só chegaria para o Brasileiro por conta da questão familiar. Mesmo assim, o volante não foi claro em relação a uma resposta. Por isto, o dirigente afirmou que o clube parou de negociar.
Em um primeiro momento, Yaya Touré tinha acenado positivamente com a proposta do Botafogo - como informado na semana passada. O jogador demorou para bater o martelo. O Alvinegro, por sua vez, cansou de esperar.
Com passagens marcantes por Barcelona (ESP) e Manchester City (ING), Yaya Touré, de 26 anos, está atualmente sem clube. Na última temporada, o meia atuou pelo Qingdao Huanghai, da China, onde fez 13 partidas e fez dois gols.
Veja tudo o que Rotenberg falou sobre a negociação
Nós até compreendemos um pouco pelo momento que a Europa vive, um momento muito delicado e de muita apreensão pelo coronavírus. E certamente uma mudança de vida da família dele para um país que pouco conhecem, que não tem conhecimento maior, deve ter pesado um pouco.
Ele demonstrou diversas vezes a vontade enorme de jogar no Botafogo. Por whatsapp ele deu respostas positivas, mas eu cobrei dele uma definição, mesmo que a definição fosse a vinda daqui a dois meses. Ele disse que não poderia definir por razões pessoais, familiares. Então eu disse para ele que nós iriamos desistir. Ele nunca disse que desistiu, mas nós encerramos a negociação, porque não pode continuar desse jeito, porque a gente tem que pensar eventualmente em alternativas. Não podemos prolongar a situação, porque o nome do Yaya é um nome extremamente importante, é um grande jogador, espetacular, ele acaba esvaziando os outros, que estão aí para jogar com a camisa do Botafogo. Nós temos um jogador espetacular para jogar domingo, que é o Honda. Essa novela acaba não sendo boa para o Botafogo e nem para ele. Então, nós encerramos a negociação. antes do jogo do Paraná eu não quis dizer isso, porque eventualmente ele poderia mudar de opinião, mas no dia o Botafogo encerrou as negociação. Agradecemos muito a ele, ao agente dele.
Quem tá desse lado da mesa, da direção do Botafogo, tem que ter a responsabilidade e saber a hora de dar um basta. O Botafogo é maior que tudo. A história do Botafogo é maior do que qualquer jogador que vier a jogar ou já jogou com a camisa do Botafogo. E vamos pensar em alternativas para fazer um time competitivo para o Campeonato Brasileiro.