Mania Honda: mesmo sem jogar, japonês domina a torcida do Botafogo
Ainda em compasso de espera pela estreia oficial, camisas e produtos do meio-campista são comuns entre torcedores no Estádio Nilton Santos em dias de jogos do Glorioso
Keisuke Honda ainda não entrou em campo, mas já está na cabeça de praticamente todos os torcedores do Botafogo. Desde o anúncio do meio-campista, passou a ser comum ver faixas e bandeiras do Japão com os torcedores do Alvinegro em dias de jogos. A ansiedade pela estreia do atleta de 33 anos é grande.
O camisa 4 não jogou contra o Paraná, na última terça-feira, pela Copa do Brasil, por conta de uma virose. Por não se sentir 100% preparado, optou por não entrar em campo. A estreia foi adiada, mas a empolgação do torcedor do Botafogo continua em alta.
Os produtos são um exemplo do impacto que Keisuke Honda teve. O Botafogo produziu, junto com a Kappa, camisas especiais, com o nome do japonês, o número 4 e a bandeira do Japão nas costas, a R$ 299,90. O primeiro lote esgotou em menos de três dias. Os uniformes foram repostos há cerca de duas semanas, mas também estão perto de acabar: só restam o tamanho P e o G nos modelos tradicional e branco.
A única forma, no momento, para adquirir tais produtos é no mercado alternativo. Vendedores ambulantes aproveitam a onda de Keisuke Honda e a falta de camisas nas lojas do Botafogo. Por isto, modelos não-originais sempre estão à venda no entorno do Estádio Nilton Santos antes de partidas. Os preços variam de R$ 20 e R$ 50.
Qualquer produto que tenha relação com o jogador de 33 anos faz sucesso na torcida do Botafogo. A relação também é forte com os jovens botafoguenses: é comum encontrar crianças com faixas da bandeira do Japão correndo pelo Nilton Santos. A "mania Honda" é real, mesmo que o meio-campista ainda nem tenha jogado oficialmente.
Copos, camisas, faixas, bandeiras, cartazes... Honda fez a torcida do Botafogo se agitar. A partida contra o Bangu, no próximo domingo, às 16h, pela terceira rodada da Taça Rio, no Estádio Nilton Santos, deve ter um bom público. A tendência é que o japonês estreie neste duelo.
Para a partida, o Botafogo pretende comercializar produtos exclusivos que tenham relação com Keisuke Honda. Assim como ocorreu em sua apresentação, copos ecológicos com o rosto do jogador serão colocados à venda. Além disto, o departamento de marketing do Alvinegro trabalha com a possibilidade de produzir uma linha de produtos casuais do japonês no futuro.
O programa de sócio-torcedor do Botafogo também foi "alvo" da empolgação por Keisuke Honda. Quando o japonês foi contratado, o clube tinha 21 mil sócios-torcedores. Agora, são mais de 32 mil. Um crescimento exponencial - que também, vale ressaltar, foi influenciado pelas negociações com Yaya Touré.
O Botafogo se adapta a Honda e ao possível impacto que o japonês pode trazer. Desde a apresentação do meia, todas as placas no Estádio Nilton Santos têm tradução para a língua japonesa. O clube espera receber visitas de nipônicos na alta temporada e se planeja para colocar um tradutor no guia da arena.
Honda foi um ponto fora da curva para a torcida do Botafogo. Seja em dias de jogos ou nas redes sociais, os botafoguenses traduzem a expectativa pela estreia do japonês no número de associações e nas compras de produtos. Até aqui, o retorno do meio-campista fora de campo é positivo.