Entenda como convocação para Seleção pode valorizar Adryelson e render milhões ao Botafogo
Zagueiro foi chamado por Fernando Diniz para integrar a equipe principal do Brasil pela primeira vez
- Matéria
- Mais Notícias
A convocação de Adryelson para a Seleção Brasileira pode render ao jogador uma valorização no mercado. Após lesão de Nino, o zagueiro do Botafogo foi chamado por Fernando Diniz para integrar a equipe para a partida contra o Uruguai, pela quarta rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Assim, espera-se que seu valor de mercado tenha um aumento consequente.
Relacionadas
Isso acontece por conta do "efeito vitrine", como explica o especialista no mercado da bola Fernando Ferreira, da Pluri Consultoria. Segundo ele, uma convocação para a Seleção Brasileira principal é uma vitrine dos maiores níveis, principalmente em uma competição oficial como as Eliminatórias da Copa.
- Além dos aspectos técnicos do jogador utilizados para avaliar seu valor, tem os aspectos de mercado em si, que tem componentes fundamentais. Um deles é o efeito vitrine, que é um dos maiores elementos na formação de preço de um atleta. Ele basicamente pondera as competições que atleta disputa, incluindo competições de seleções. O país em que ele joga, o time em que ele joga, isso tudo tem um peso relevante. Outro aspecto nesse efeito vitrine é a convocação para a Seleção - afirmou Fernando.
- O Adryelson vem de Seleção Sub-23, e mesmo quando você é convocado para categoria de base da Seleção Brasileira você já tem impacto no preço do atleta, porque a vitrine é muito melhor. A possibilidade dele ter uma transferência valiosa para o exterior, de ser cobiçado por grandes clubes do exterior, é maior. Então, uma convocação para a Seleção Brasileira principal é um elemento de impacto relevante, de nível top, e a Eliminatória é uma competição importante - completou o especialista.
No fim do mês de agosto, foi reportado que o Botafogo avaliava o jogador em 6,5 milhões de euros para uma futura venda, com o interesse do Lyon, da França, cujo dono é John Textor, o mesmo da SAF do Botafogo. Sobre o valor de mercado de Adryelson, Fernando Ferreira diz que o zagueiro estava cotado em 8,5 milhões de euros na última avaliação da Pluri. No entanto, esse número deve aumentar com a convocação para a Seleção.
- O Adryelson não é um garoto, mas é jovem, com um espaço para o mercado internacional importante. A gente avalia ele em torno de 8,5 milhões de euros. Agora, com o efeito de Seleção Brasileira, na próxima avaliação que a gente fizer dos brasileiros, ele vai certamente ter um impacto de valorização. A idade é um fator fundamental, mas o efeito vitrine também é um dos mais importantes - explicou Fernando.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias