Fim do ciclo: Leo Valencia deixa o Botafogo e assina com o Colo-Colo
Meio-campista deixa o Alvinegro após chegar a um acordo amigável para fim do contrato e retornará ao Chile depois de passagem de altos e baixos pelo Rio de Janeiro
O ciclo de Leonardo Valencia pelo Botafogo chegou oficialmente a um fim. Nesta segunda-feira, o Colo-Colo, do Chile, anunciou um acordo para a contratação do meio-campista de 28 anos, que retornará ao seu país-natal após dois anos e meio atuando no Rio de Janeiro, para a próxima temporada.
O Botafogo tinha o desejo de não continuar com Valencia para 2020 desde o fim do Campeonato Brasileiro. O novo comitê de futebol entendia que o custo-benefício do chileno, que possuía um dos maiores salários do elenco e passou a maior parte da temporada entre os reservas, não foi positivo.
Por isto, o Alvinegro costurou um acordo com o chileno. O contrato de Valencia com o Botafogo era válido até junho de 2020, mas a cúpula do Glorioso conseguiu adiantar e rescindir o vínculo de forma amigável em dezembro desse ano. Ficou acordado que o clube brasileiro pagaria o salário de dezembro e a segunda parcela do 13º, que estavam em débito com o meio-campista - assim como todos os jogadores do atual elenco.
A passagem de Valencia pelo Botafogo foi marcada por altos e baixos. Chegou com esperança na metade de 2017, vindo do Palestino-CHI, mas nunca se firmou entre os titulares. Ao todo, foram 92 partidas pelo Alvinegro e nove gols marcados, além da conquista do Campeonato Carioca em 2018.