Gustavo Sauer completa um ano de Botafogo: relembre os altos e baixos
Lesões frequentes, críticas da torcida e volta por cima marcam início do atacante no Glorioso
Gustavo Sauer foi anunciado pelo Botafogo em abril do ano passado como uma das primeiras contratações da Era SAF. Os dirigentes alvinegros desembolsaram cerca de R$10 milhões de reais para comprá-lo do Boavista, de Portugal. Apesar da expectativa criada, os primeiros meses do meia não foram nada fáceis.
A estreia de Gustavo Sauer no Botafogo foi positiva. O atacante mostrou personalidade e foi um dos protagonistas da equipe alvinegra na vitória diante do Ceilândia por 3 a 0. O jogo ocorreu no dia 20 de abril e era válido pela terceira fase da Copa do Brasil.
+ ATUAÇÕES: Gustavo Sauer e Lucas Fernandes são destaques do Botafogo na conquista da Taça Rio
- Já disse que esteve bem (Gustavo Sauer). Nós, hoje, no meio defensivo, estivemos a jogar com bola num 4-2-3-1 e, depois, no momento ofensivo dávamos largura máxima com Saravia e Diego, e depois Victor na segunda parte. Neste movimento, o Sauer vinha para dentro, fazia a posição 10 nas costas do nosso 9 e ficava com os volantes para fazer um quadrado com os dois homens da frente. Trabalhamos em 3-2-5, portanto o Sauer era um jogador que vinha defender com 4-2-3-1 nesses três do lado direito, e depois partíamos para o ataque e vinha a se juntar. Veio a se desgastar. É uma situação nova para ele e para outros jogadores também. Em alguns momentos corremos muito, mas corremos errado - declarou Luís Castro na época.
+ Botafogo encerra participação no Estadual: relembre jogos, confira números e veja artilheiros
LESÃO E CRÍTICAS
O jogador sofreu uma contusão no tornozelo esquerdo no dia 8 de maio e precisou realizar uma cirurgia. Dias depois, os médicos do clube constataram que houve um quadro infeccioso no local lesionado. O clube precisou rebater críticas dos torcedores na época.
+ Organizadas do Botafogo criticam preço de ingressos e armam protesto no Nilton Santos
RETORNO
Depois da lesão no tornozelo, Gustavo Sauer iniciou um trabalho de transição e voltou aos gramados na vitória do Botafogo diante do Coritiba por 2 a 0 no Nilton Santos, que ocorreu no dia 17 de setembro. O atacante, no entanto, não conseguiu obter uma sequência de jogos como titular na reta final do Brasileirão.
O ataque estava encaixado com Júnior Santos, Jeffinho e Tiquinho Soares. Com isso, Gustavo Sauer se tornou opção no banco de reservas e sempre entrava no decorrer do segundo tempo, mas não conseguia apresentar atuações brilhantes.
+ ANÁLISE: Versão 2023 do Botafogo de Luís Castro é precária, apesar do título da Taça Rio
RECOMEÇO
Com uma boa pré-temporada, Gustavo Sauer ganhou espaço no time e foi titular nos primeiros compromissos do Botafogo na Taça Guanabara. O meia, no entanto, perdeu espaço de uma hora para outra e ficou nove jogos consecutivos sem iniciar uma partida. Na justificativa de Luís Castro, as lesões estavam afetando sua progressão em campo.
- Eu gosto do jogador, como gosto de todos os meus jogadores. Foi um pedido meu. Infelizmente, ele tem sido marcado por um conjunto de lesões que tem afetado sua progressão. Tem qualidade, todos nós sabemos. Quando veio da liga portuguesa, era um dos jogadores com mais assistências e gols. Não me surpreende a qualidade que tem. Esperamos que encontre estabilidade e paz dele e que possa lutar por um lugar dentro da equipe - declarou Luís Castro no dia 2 de abril.
+ Destaque do Botafogo contra o Audax, Gustavo Sauer celebra novo momento: 'Muito foco'
VOLTA POR CIMA
Depois deste período sem sequência, Gustavo Sauer entrou em campo nos últimos três jogos do Botafogo e surpreendeu positivamente. O atacante marcou três gols, construiu jogadas de perigo e mostrou muita personalidade em campo. Atualmente, ele é peça chave no time de Luís Castro e uma das principais esperanças dos torcedores nas disputas da Copa do Brasil, Sul-Americana e Brasileirão.