Hora do fim? Botafogo carrega tabu de quatro anos contra a Portuguesa
Clubes já se enfrentaram duas vezes nesta temporada, com uma vitória da Lusa e um empate. Partida desta segunda-feira define vaga na final da Taça Rio
O Botafogo enfrenta a Portuguesa, nesta segunda-feira, pelo jogo de volta da semifinal da Taça Rio. Além de garantir a vaga na decisão do torneio, o Alvinegro tem a missão de quebrar um tabu que se estende por quatro anos.
A última vitória do Botafogo sobre a Portuguesa aconteceu em 21 de março de 2019. Na ocasião, o time aplicou uma goleada de 4 a 1, com gols de Diego Souza, Ferrareis, Alex Santana e Marcão (contra).
+ Botafogo x Portuguesa: onde assistir, prováveis times e desfalques da semifinal da Taça Rio
Desde então, foram cinco partidas entre as equipes e nenhum triunfo alvinegro. Na condição de 'carrasco' recente, a Portuguesa venceu duas vezes, enquanto os outros três duelos terminaram empatados.
Dois destes jogos aconteceram neste mês. Na última rodada da Taça Guanabara, a Portuguesa venceu por 1 a 0 e tirou as chances de classificação do Botafogo para as semifinais do Campeonato Carioca. Em seguida, as equipes voltaram a se enfrentar no jogo de ida da semi da Taça Rio e empataram sem gols.
+ Um ano de Luís Castro no Botafogo: treinador faz balanço do período e cita pedido para o futuro
Últimos jogos entre Botafogo e Portuguesa:
01/07/2020 - Portuguesa 0 x 0 Botafogo
04/04/2021 - Botafogo 1 x 1 Portuguesa
27/02/2022 - Portuguesa 5 x 3 Botafogo
08/03/2023 - Botafogo 0 x 1 Portuguesa
18/03/2023 - Portuguesa 0 x 0 Botafogo
A boa notícia é que o Botafogo não precisa necessariamente quebrar o tabu para garantir a classificação à final da Taça Rio. Em caso de novo empate, o clube avança por ter tido melhor campanha na Taça Guanabara.
Vale destacar que a conquista da Taça Rio é vista como fundamental nos bastidores do Botafogo. O primeiro motivo é a vaga na Copa do Brasil de 2024, mas o título também é crucial para diminuir a pressão sobre o trabalho de Luis Castro. A partida contra a Portuguesa será às 20h de segunda-feira, no Raulino de Oliveira. O LANCE! acompanha o duelo em tempo real.