NBB: destaque da última temporada, Jamaal Smith renova com o Botafogo
Armador norte-americano, indicado para o posto de melhor armador do último Novo Basquete Brasil, vai defender a camisa do Alvinegro por mais um ano
O Botafogo vai mantendo a espinha dorsal que garantiu a equipe na semifinal do último Novo Basquete Brasil (NBB). Nesta terça-feira, o Alvinegro confirmou a renovação de Jamaal Smith. Desta forma, o armador de 34 anos continuará defendendo a camisa do clube de General Severiano por mais uma temporada.
Jamaal é um dos ícones do basquete alvinegro desde o retorno da categoria adulta, em 2017. Neste ano, o Botafogo retomou as atividades em âmbito profissional e contratou o norte-americano para liderar o time na Liga Ouro, a Segunda Divisão do esporte no Brasil. Dito e feito: o camisa 5 foi eleito o melhor jogador da competição e liderou o Alvinegro rumo ao primeiro escalão.
Por conta disto, Jamaal é muito identificado com a torcida. No Brasil desde 2013, quando jogou pelo Macaé, o armador participará de sua sexta temporada no NBB. Além do Alvianil, o norte-americano somou uma passagem pelo São José, onde foi campeão paulista, em 2015.
Na última temporada, Jamaal foi chamado, pela primeira vez, para o Jogo das Estrelas do NBB. Não à toa, o norte-americano terminou a temporada com médias de 14.9 pontos, 2.4 rebotes, 4.1 assistências e 14.9 de eficiência por partida. Além disto, foi escolhido para os melhores jogadores da competição, sendo um dos principais armadores, ao lado de Franco Balbi, do Flamengo, e Elinho, do Franca.
O norte-americano é a terceira renovação da equipe de basquete do Botafogo para a próxima temporada. Além dele, o Alvinegro confirmou os novos vínculos com Léo Figueiró, melhor treinador do último NBB, e Cauê Borges, outro atleta importante na rotação da equipe.
Pela primeira vez desde o retorno, o Botafogo disputará uma competição internacional. Por ter terminado o último NBB na quarta colocação, quando foi eliminado pelo Flamengo nas semifinais, o Alvinegro garantiu uma das vagas, mas ainda não sabe em qual competição, já que a Fiba ainda não definiu a quantidade de clubes brasileiros que disputarão a Liga dos Campeões, principal torneio da modalidade - se o número de participantes for de três brasileiros, o Alvinegro jogará a Liga Sul-Americana.