Quais são os times que John Textor é dono?

Confira todos os clubes que norte-americano tem

Escrito por

Líder isolado do Brasileirão, o Botafogo já sonha com o título da competição. O desempenho histórico do Glorioso só é possível graças a gestão da SAF, que comandada por John Textor, adquiriu o time em dezembro de 2021. Mas o grupo Eagle Football Holdings LLC, do americano, tem mais alguns clubes ao redor do mundo e o Lance! traz para você os detalhes.

Para os brasileiros, o Glorioso é o principal clube de John Textor. A compra veio em dezembro de 2021, e ele se comprometeu a investir R$ 400 milhões em quatro anos em troca de 90%. Isso era apenas o valor mínimo que o investidor tinha que aportar no Botafogo.

+ Elenco fechado: relembre as principais contratações do Botafogo na Era Textor

Além do Alvinegro, Textor tem uma porcentagem do Crystal Palace, da Premier League. Os 46% não fazem dele majoritário, mas é figura importante. Inclusive, o americano já fez ações conjuntas entre o time inglês e o Botafogo, como amistosos.

Mais três clubes fazem parte da rede do grupo Eagle Football Holdings LLC. São eles o Lyon, RWD Molenbeek e o FC Florida. Na França, a compra aconteceu no final de 2022 depois de meses de negociação. O acordo, para ter 77,49% e ser sócio majoritário do Lyon, girou em torno de 800 milhões de euros.

Os outros dois não são conhecidos do público. O RDW Molenbeek se localiza na Bélgica e virou parte do 'império' de Textor na mesma época que o Botafogo. Hoje, o time disputa a elite do seu país. Já o FC Florida está nos Estados Unidos, mas não é uma equipe profissional.

Textor no Nilton Santos com a camisa 7, a mais emblemática do Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
Siga o Lance! no Google News