Paquetá, empréstimos, renovação e oferta recusada: o Botafogo na parada da Copa
Para substituir Alberto Valentim, o Glorioso acertou com Marcos Paquetá. Leandro Carvalho e Vinícius Tanque foram cedidos, e Carli renovou. Houve três jogos-treino em julho
Após a vitória sobre o Atlético-PR, no dia 13 de junho, o Botafogo parecia iniciar um descanso a ser seguido por busca de evolução. No entanto, menos de uma semana depois, a diretoria precisou recomeçar. Alberto Valentim aceitou uma proposta egípcia e, após a negativa de Zé Ricardo, Marcos Paquetá foi contratado para ser o novo treinador alvinegro.
Depois de uma pequena novela, o técnico de 59 anos se liberou do Pune City, da Índia, e iniciou os trabalhos quase que paralelamente à reapresentação dos atletas. Não houve reforços nem perdas para o novo comandante, embora a diretoria aguarde ao menos uma venda para ajudar nas contas.
Houve uma proposta por Igor Rabello, mas o zagueiro se recusou a jogar no Akhmat Grozny, da Chechênia. Os salários no Alvinegro seguem atrasados. Num 2018 sem receita do contrato de televisão, as contas de 2017 foram aprovadas pelo Conselho Deliberativo do clube, e o debate teve momentos que beiraram as vias de fato.
O também zagueiro Carli renovou o vínculo e permanecerá como xerife do Glorioso até 2020. Por outro lado, o centroavante Vinícius Tanque, já sem expectativa de utilização, foi emprestado ao mafra, da segunda divisão portuguesa. O atacante Leandro Carvalho foi cedido ao Ceará até o fim do ano.
O Botafogo disputou três jogos-treino: perdeu o primeiro e venceu os outros dois. Todos disputados no Estádio Nilton Santos.
O PERÍODO DO BOTAFOGO EM TÓPICOS
- Descanso: O elenco teve folga do dia 14 a 24 de junho.
- Reapresentação: O time voltou a treinar no dia 25 de junho, no Nilton Santos.
- Jogos: houve jogos-treino contra Audax (derrota por 1 a 0), Bangu (vitória por 6 a 0) e America (2 a 1).
- Quem chegou: ninguém.
- Outros alvos: não há.
- Quem saiu: Leandro Carvalho (empréstimo ao Ceará) e Vinícius Tanque (empréstimo ao Mafra-POR)
AGENDA EM JULHO
18/7, às 21h45 - Corinthians x Botafogo (Arena Corinthians) - Brasileirão
21/7, às 19h - Flamengo x Botafogo (Maracanã) - Brasileirão
26/7, às 19h30 - Botafogo x Chapecoense (Nilton Santos) - Brasileirão
29/7, às 16h - Internacional x Botafogo (Beira-Rio) - Brasileirão
TIME-BASE PARA A SEQUÊNCIA DA TEMPORADA
Jefferson, Luis Ricardo, Carli, Igor Rabello e Moisés; Matheus Fernandes e Rodrigo Lindoso; Luiz Fernando (Rodrigo Pimpão), Valencia e Aguirre; Kieza.