Sub-20: Botafogo se despede do Carioca sem chegar a nenhuma final
Equipe comandada por Marcos Soares foi derrotada pelo Fluminense e deu adeus à Taça Rio, segundo turno da competição; no primeiro turno, foi eliminado na semifinal
O Botafogo se despediu do Campeonato Carioca sub-20. Após ser derrotado por 2 a 1 para o Fluminense neste domingo, o Alvinegro foi eliminado da Taça Rio, segundo turno do torneio, e não terá mais compromissos pela competição. A equipe comandada por Marcos Soares até abriu o placar nas Laranjeiras, mas viu o Tricolor reagir e sair com a classificação.
Eliminado nas quartas de final, o Botafogo é o primeiro clube dos quatro grandes do Rio de Janeiro a ser eliminado do Estadual. Na Taça Guanabara, primeiro turno da competição, o Alvinegro, após ter sido o primeiro colocado na fase de grupos, foi derrotado pelo Flamengo - eventual campeão do turno - nas semifinais.
Com 16 pontos em sete partidas, o Botafogo foi o líder do Grupo A da Taça Guanabara. Nas quartas de final, eliminou o Nova Iguaçu por 1 a 0, mas não superou o Flamengo nas semifinais. No segundo turno, o Alvinegro, apesar do bom começo, foi apenas o quarto colocado de sua chave, com 13 pontos, o que resultou em um duelo com o Fluminense logo na primeira fase do mata-mata.
Além do Campeonato Carioca, o Botafogo também foi o primeiro time grande a sair da Taça Octávio Pinto Guimarães, conhecida como OPG. O Alvinegro foi superado pelo Itaboraí nas oitavas de final da competição. Em termos regionais, portanto, a equipe de Marcos Soares não possui mais nenhuma chance de título na atual temporada.
É verdade que o Botafogo, por conta dos compromissos referentes ao Campeonato Brasileiro, que acontece de forma simultânea aos torneios estaduais, poupou atletas em muitas partidas. O desempenho em nível nacional, porém, também não é convincente: após 12 rodadas disputadas, o Glorioso é o 13º colocado do campeonato, com 12 pontos conquistados.
No Brasileirão, os oito primeiros colocados se classificam às quartas de final da competição. Atualmente, a distância do Botafogo para o São Paulo, último time do G8, é de cinco pontos. No torneio, o Alvinegro não sabe o que vencer há cinco rodadas - o último triunfo do Glorioso aconteceu no dia 27 de julho: 2 a 1 sobre o Athletico Paranaense, em Curitiba.
Agora, o Botafogo foca suas atenções apenas no Campeonato Brasileiro. Com quatro rodadas em disputa, o Alvinegro ainda pode alcançar as oito primeiras colocações na classificação. O Glorioso volta aos gramados pela competição na próxima quarta-feira para enfrentar, novamente, o Fluminense nas Laranjeiras, às 15h.