menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Vaivém ‘interno’? Veja como o Botafogo se encaixa nas movimentações de mercado dos clubes de John Textor

Alvinegro lida com planejamento a longo prazo e se prepara para manter sua força para desafios que surjam ao horizonte

textor-times
Textor e seus clubes: variações no mercado da bola (Foto: Arte Lance!)

Escrito por

O Botafogo passou por momentos agitados nesta quinta-feira (10). No dia seguinte à classificação para as quartas de final da Copa Sul-Americana, o UOL noticiou que a equipe pode perder dois de seus jogadores. O goleiro Lucas Perri e o zagueiro Adryelson estariam com a venda encaminhada para o Lyon, da França.

O fato do Glorioso correr o risco de perder seus principais jogadores para outro clube no qual John Textor é acionista majoritário mostra algumas maneiras como a Eagle equaciona seu mercado. Mesmo após ter adquirido o Lyon, o empresário havia reforçado, em 2022, que "a prioridade é o Botafogo", e o considerava até acima do Crystal Palace, da Inglaterra.

+ Copo Stanley a partir de R$120,00. Bebida gelada nos 90' de jogo do Líder!

- Meu tempo integral da operação é e continuará sendo no Botafogo. Temos uma tremenda oportunidade de reestabelecer o clube e criar uma Premier League para o Brasil. Tudo no Brasil é uma histórica oportunidade. É cativante e eu não vou gastar meu tempo fazendo muito mais coisas fora - afirmou, em entrevista ao Blog do PVC, à época no "GE", em junho de 2022.

Em entrevista coletiva ao falar do Lyon, o empresário chegou a dizer:

- Nós tentamos criar uma família entre os nossos clubes. Que trabalham juntos. Organicamente, nossos torcedores entendem isso. Isso foi uma coisa muito legal quando compramos o Botafogo. É totalmente distinto do meu investimento no Crystal Palace, mas os torcedores do Rio de Janeiro começaram a se conectar com os de Londres, começaram a trocar culturas, camisas, não competem com os outros. Redes sociais são muito boas para isso. Agora eu vejo pessoas com a camisa do Crystal Palace no Estádio Nilton Santos e vejo camisas do Botafogo nos pubs em Londres. E eles se chamam de irmãos. E há menos de 24 horas já fazem isso com o Lyon - afirmou.

A possibilidade de Lucas Perri sair passou a ficar em pauta. O Glorioso chegou a tentar Gabriel Brazão, mas não houve acordo com o goleiro da Inter de Milão. Para o setor defensivo, o angolano Bastos está na mira.

Passados 14 meses, o Glorioso vê algumas características nesta balança. A transferência para o Lyon fez jogadores saírem do clube, mas proporcionou a chegada de um interino após a saída de Luís Castro.

A movimentação foi maior quando se tratou do RWD Molenbeek. Porém, o vaivém com o clube belga envolveu jogadores alvinegros que estavam sem muito espaço em solo brasileiro.

O Glorioso também teve uma movimentação com relação ao seu "co-irmão" inglês Crystal Palace.

Bruno Lage e John Textor
Textor e Bruno Lage: plano de carreira para o comandante português (Arthur Barreto/Botafogo

Uma negociação recente de John Textor ligada ao Botafogo teve a ver com o olhar ao horizonte. A proposta para que Bruno Lage aceitasse o cargo de comandante alvinegro incluiu tanto contrato de longo prazo quanto, em caso de sucesso em terras brasileiras, a possibilidade de que ele volte à Europa assumindo o comando do Crystal Palace ou do Lyon.

O futuro alvinegro também passa por isso. A promessa Matheus Nascimento conheceu as dependências dos demais clubes da Eagle.

Neste vaivém promovido por John Textor, o Botafogo vai se adequando a outros rumos do mercado da bola.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter