De agosto a fevereiro: CBF divulga tabela detalhada das dez primeiras rodadas do Brasileirão
Entidade ainda realçou que, por conta da pandemia, 'os clubes concordaram em jogar fora de suas cidades ou estados, caso isso seja necessário na época de suas partidas'
Na manhã desta quarta-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela detalhada do Campeonato Brasileiro 2020. Datas e horários das dez primeiras rodadas da competição foram reveladas, exibindo que a partida inaugural ocorrerá no dia 8 de agosto (sábado), com o confronto entre Fortaleza e Athletico, às 19h, na Arena Castelão.
> Confira as tabelas atualizadas da Série A e da Série B do Brasileiro
A entidade afirma que "a ordem dos confrontos para cada time foi mantida, de acordo com a decisão do Conselho Técnico, realizado em 27 de fevereiro deste ano" - ou seja, antes das paralisações ocasionadas pela pandemia da Covid-19.
Tabela detalhada! #BRTAB
— Brasileirão Assaí (@Brasileirao) July 22, 2020
Minha disputa começa nos dias 8 e 9 de agosto, e agora você pode conferir datas e horários das minhas primeiras 10 rodadas! https://t.co/mjr1Qk3pzA pic.twitter.com/zv0Gz3oTCG
O Brasileirão tem previsão para encerrar-se em fevereiro de 2021, "após a revisão para ajustar a competição às medidas de segurança impostas pela pandemia". Além disso, foi externado, em nota oficial, que clubes podem jogar fora de suas cidades e estados, posteriormente.
- Em reunião conjunta com a CBF, os clubes concordaram em jogar fora de suas cidades ou estados, caso isso seja necessário na época de suas partidas, em razão de restrições sanitárias ainda vigentes por conta da pandemia. Conforme prevê o Regulamento Geral das Competições, essas mudanças, caso necessárias, deverão acontecer até dez dias antes da data do jogo.
Cabe destacar ainda que o atual campeão, Flamengo, estreia no domingo (9), às 16h, contra o Atlético-MG, no Maracanã. Ainda neste dia, haverá jogos às 11h e, para fechar a primeira rodada, às 19h45. Veja mais abaixo.
SOBRE A MP 984
Por fim, a respeito da Medida Provisória 984, que permite ao clube mandante, caso não tenha vínculo com alguma emissora, por exemplo, o direito de venda dos direitos de transmissão das partidas, a CBF salienta que cabe a ela "o estrito cumprimento das determinações legais em vigor".
- A definição da transmissão dos jogos segue o ordenamento legal vigente no país, em decorrência da Medida Provisória 984/2020, que concede ao clube mandante os direitos de transmissão das partidas. A CBF não é signatária dos contratos individuais entre clubes e emissoras, cabendo à entidade o estrito cumprimento das determinações legais em vigor - diz a nota da entidade.
RODADA INAUGURAL
Sábado, 8 de agosto
19h - Fortaleza x Athletico - Arena Castelão
19h30 - Coritiba x Internacional - Estádio Couto Pereira
21h - Sport x Ceará - lha do Retiro
Domingo, 9 de agosto
11h - Botafogo x Bahia - Estádio Nilton Santos
16h - Flamengo x Atlético-MG - Maracanã
16h - Santos x Red Bull Bragantino - Estádio Vila Belmiro
16h - Corinthians x Atlético-GO - Arena Corinthians
16h - Goiás x São Paulo - A definir
19h - Grêmio x Fluminense - Arena do Grêmio
19h45 - Palmeiras x Vasco da Gama - Allianz Parque
Confira a tabela das dez primeiras rodadas aqui