Botafogo x Palmeiras: CBF divulga áudio do VAR de lances polêmicos
Endrick comandou virada histórica do Verdão, em partida marcada por reclamações da torcida e dos jogadores cariocas contra a arbitragem
A CBF divulgou, na manhã desta quinta-feira (2), os áudios das conversas do corpo de arbitragem da partida entre Botafogo e Palmeiras, válida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. A virada histórica do Verdão teve lances polêmicos que marcaram a partida, incluindo a expulsão do zagueiro alvinegro Adryelson, em decisão muito criticada pela torcida carioca.
➡️ Endrick coloca Palmeiras de volta no Brasileirão e desabafa: ‘Gosto de desconstruir críticas’
➡️ OLHAR DO PORCO: O Palmeiras é gigante e está vivo no Brasileirão 2023!
O primeiro lance capital aconteceu aos 28 minutos da segunda etapa, quando o placar ainda marcava 3 a 1 para o Fogão. Breno Lopes ganhou dividida de Adryelson e partiria sozinho pelo lado esquerdo, mas foi derrubado com falta. O árbitro da partida, Braulio da Silva Machado, recebeu a recomendação do VAR (operado por Rafael Traci) para revisar o lance. A decisão final foi o cartão vermelho para o defensor, deixando o Botafogo com um a menos.
VEJA O DIÁLOGO DO LANCE DE ADRYELSON:
VAR: Tá, a falta está confirmada. Não tem direção ainda, apesar de não ter mais defensor. Pra mim tem a configuração dos quatro elementos. Tem direção, tem posse, não tem defensores e tem domínio.
AVAR2: O atleta mais próximo é um companheiro dele (Breno).
Braulio da Silva Machado: Beleza, beleza. Direção, possibilidade de dominar a bola...
VAR: Distância e não tem defensores, tem até um companheiro com ele.
Braulio da Silva Machado: Perfeito, ele está em divergência. Eu só não tinha claro pra mim a direção, que pra mim agora é clara. Estou voltando então...
VAR: Vou te mostrar a (câmera) baixa.
Jogador ao fundo: Ele tá indo pra lateral, ele tá indo pra lateral.
Braulio da Silva Machado: O que você tá falando, irmão? Pode ir. A direção é para o gol, estava entrando na área. [...} Estou retornando com tiro livre direto, e cartão vermelho para o 34 (Adryelson) por DOGSO (impedir com falta uma clara oportunidade de gol).
Minutos depois da expulsão, o Alvinegro teve um contra-ataque a seu favor, e Tiquinho Soares foi derrubado por Rony dentro da área, antes de finalizar a jogada. Braulio, desta vez, fez a marcação dentro de campo, sem precisar da ajuda do monitor. A jogada também foi revisada por Traci, mantendo a escolha inicial do catarinense.
➡️ Pedro Certezas celebra 3 a 0 do Botafogo, e web não perdoa após virada do Palmeiras; veja
➡️ ANÁLISE: Psicológico do Botafogo na reta final pode pôr o título do Brasileirão em xeque
DIÁLOGO DO LANCE DE TIQUINHO:
VAR: Quem toca a bola é o 9 (Tiquinho), tá?
AVAR2: Aqui, a câmera 2, melhor. Quem toca é o 9, e o 10 (Rony) dá carrinho. Tem disputa, tá bom? Então já não tem o cartão vermelho.
VAR: Braulio, pênalti está confirmado, checando o APP.
Braulio da Silva Machado: Confirmado? O Tiquinho toca na bola então.
O próprio Tiquinho Soares foi para a cobrança da penalidade, mas parou em Weverton. O Palmeiras cresceu no jogo e, em 15 minutos, marcou três gols (Endrick, Flaco López e Murilo), virando a partida e diminuindo a diferença para o Fogão para apenas três pontos.