Grêmio supera Fortaleza em Caxias do Sul e deixa a zona da degola
Com um jogador a mais no segundo tempo, Tricolor pressionou o adversário e conseguiu o gol da vitória aos 44 minutos com Pepê. Triunfo tira gaúchos das últimas colocações
Foi no sufoco, mas o Grêmio venceu o Fortaleza por 1 a 0 no Estádio Centenário, na noite deste sábado, em duelo válido pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. O único gol do jogo saiu com Pepê, na reta final do segundo tempo. Com o placar, o Tricolor deixa a zona do rebaixamento, na 13ª colocação, com oito pontos somados. O Leão é o 16º, com sete.
Na próxima rodada, o Grêmio visita o Botafogo, no Nilton Santos. Enquanto isso, o Fortaleza recebe o Cruzeiro, na Arena Castelão.
TABELA
Veja como fica a classificação do Brasileirão
A PARTIDA
O jogo começou morno na fria Caxias do Sul. Com o Grêmio sonolento, o Fortaleza conseguia prender bem a marcação e não dava espaços ao Tricolor.
A primeira oportunidade só veio aos 21 minutos com Thaciano. Em conclusão de cabeça, o volante assustou Felipe Alves.
O lance animou o Grêmio que ainda teve mais duas chances com Felipe Vizeu e Thaciano. Porém, as duas conclusões saíram pela linha de fundo.
Na etapa final, o Fortaleza se atirou um pouco mais e rondava a grande área de Paulo Victor. Incomodado com a postura dos comandados, Renato Gaúcho não perdeu tempo e promoveu a entrada de Pepê no lugar de Felipe Vizeu, que saiu irritado e não cumprimentou o treinador.
A troca surtiu efeito para os gaúchos. O Grêmio ganhou o meio-campo e pressionava o adversário, que encontrava dificuldades na saída de jogo. Jean Pyerre, pensador do Tricolor, levantou na grande área e Tardelli por muito pouco não abriu o placar.
Se pelo chão estava difícil do Grêmio resolver, o jeito foi apostar na bola aérea. Após cobrança de escanteio, Geromel desviou e Felipe Alves fez um milagre.
Aos 27 minutos, o VAR entrou em ação. Osvaldo cometeu falta dura em Léo Moura e recebeu amarelo. Após aviso do árbitro de vídeo, Sávio Pereira Sampaio reviu o lance e expulsou o atacante do Leão.
Com um jogador a mais, o Tricolor Gaúcho aumentou a pressão no ataque, mas não finalizava. A troca de passes chegava a ser exagerada e o Fortaleza conseguia segurar o resultado.
Quando tudo parecia resolvido, Pepê brilhou. Em passe de Jean Pyerre, o camisa 25 saiu na cara de Felipe Alves. Ele só tocou no contrapé e saiu para comemorar: 1 a 0. E alívio para o tricolor gaúcho.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 X 0 FORTALEZA
Local: Centenário, Caxias do Sul (RS)
Data-Hora: 08/6/2019 – 19h
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
Auxiliares: Bruno Boschilla (PR) e José Reinaldo Nascimento Júnior (DF)
VAR: José Claudio Roca Filho (SP)
Público/renda: Não informado
Cartões amarelos: Alisson (GRE), Felipe, Marcelo Boeck, Felipe Alves, Carlinhos (FOR)
Cartões vermelhos: Osvaldo (FOR)
Gols: Pepê (44’/2ºT)
GRÊMIO: Paulo Victor; Léo Moura, Pedro Geromel, Rodriguez e Leonardo; Maicon, Thaciano (André, aos 29/2ºT) e Jean Pyerre; Alisson, Diego Tardelli (Patrick, aos 40/2ºT) e Felipe Vizeu (Pepê, aos 9/2ºT). Técnico: Renato Gaúcho.
FORTALEZA: Felipe Alves; Tinga, Quintero, Roger Carvalho (Natan, aos 30/1ºT)) e Carlinhos; Felipe, Juninho, Marlon (Gabriel Dias, aos 31/2ºT), Romarinho e Osvaldo; Kieza (André Luis, aos 16/2ºT). Técnico: Rogério Ceni.