Corinthians perde pênalti, mas vence o Botafogo e se distancia na liderança
Jô perde pênalti, mas marca o gol da vitória do líder Corinthians por 1 a 0, neste domingo, pela 11ª rodada do Brasileirão. Timão abre sete pontos na ponta, e Botafogo fica em nono
Sete pontos. Essa agora é a diferença do líder Corinthians para o segundo colocado Grêmio na tabela do Campeonato Brasileiro. O Timão aumentou sua vantagem neste domingo, ao vencer o Botafogo por 1 a 0, na Arena em Itaquera, pela 11ª rodada. O vice-líder havia sido derrotado pelo Palmeiras no sábado.
Enquanto o Corinthians se distancia na ponta, o Botafogo segue no meio da tabela, agora em nono lugar. A diferença de 14 pontos entre os dois times pôde ser explicada no jogo deste domingo...
Do time considerado ideal, o Corinthians só não teve o atacante Romero, que cumpriu suspensão. O Botafogo, por sua vez, foi a campo com um mistão, por conta da sequência de jogos e já de olho no confronto com o Nacional (URU), quinta, pela Libertadores. Emerson Silva, Carli, Lindoso, Pimpão e Roger foram poupados.
A estratégia do Botafogo ficou bem clara: ficar fechadinho e buscar contra-ataques. E deu certo durante o primeiro tempo, porque o Corinthians não conseguia achar espaços para criar. O Timão rodava a bola, mas não penetrava, e só levou certo perigo após erros nas saídas de bola do Botafogo e pelo alto.
Sem a necessidade de ter dois volantes, já que o adversário praticamente não atacava e deixava apenas dois jogadores mais avançados, o técnico Fábio Carille deixou o Corinthians mais ofensivo na volta do intervalo. Marquinhos Gabriel entrou no lugar de Gabriel, o Timão passou a atuar no 4-1-4-1 e, enfim, conseguiu criar chances de gol.
Em cinco minutos do segundo tempo, o Corinthians fez mais do que nos 45 da etapa inicial. E o goleiro Gatito começou a se tornar o principal jogador botafoguense. Aos dois, ele fez boa defesa após chute de Rodriguinho, livre dentro da área. Aos cinco, defendeu o pênalti cobrado por Jô - a marcação, aliás, foi equivocada pelo árbitro, já que Guilherme Arana sofreu falta fora da área.
O Corinthians manteve a pressão. O Botafogo abdicou de jogar e foi castigado. Estava na cara que o gol do Timão era só questão de tempo, e veio aos 33 minutos. Pedrinho, que havia acabado de entrar, chapelou pela esquerda e cruzou para Jô, que parou em Gatito. Rodriguinho chutou no rebote, mas também parou no goleiro. No segundo rebote, Gatito não pôde fazer nada: Jô chutou rasteiro, entre os defensores.
Após o gol sofrido, o Botafogo não teve forças para reagir e buscar o empate. O Timão, como sabe fazer muito bem quando está em vantagem no placar, rodou a bola e gastou tempo. Teve até gritos de "olé" nos minutos finais.
O líder agora tem um raro período sem jogos: volta a campo apenas no sábado, contra a Ponte Preta. Já o Botafogo tem importante duelo nesta quinta-feira, diante do Nacional, no Uruguai, pela Libertadores.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 1 X 0 BOTAFOGO
Local: Arena Corinthians, São Paulo (SP)
Data-Hora: 2/7/2017 - 16h
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (Fifa-PR)
Auxiliares: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
Público/renda: 40.341 pagantes/R$ 2.235.726,90
Cartões amarelos: Jadson, Jô e Fagner (COR), Victor Luis e Arnaldo (BOT)
Cartões vermelhos: -
Gols: Jô (33'/2ºT) (1-0)
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Balbuena, Pablo e Guilherme Arana; Gabriel (Marquinhos Gabriel, no intervalo) e Maycon; Jadson, Rodriguinho (Camacho, aos 37'/2ºT) e Clayson (Pedrinho, aos 33'/2ºT); Jô. Técnico: Fábio Carille.
BOTAFOGO: Gatito Fernández; Arnaldo, Marcelo, Igor Rabello e Victor Luis; Dudu Cearense, Bruno Silva; João Paulo, Camilo (Marcos Vinícius, aos 19'/2ºT) e Gilson (Roger, aos 36'/2ºT); Guilherme (Rodrigo Pimpão, aos 33'/2ºT). Técnico: Jair Ventura.