Era o Clássico Vovô de um Fluminense que vinha de três empates e um Botafogo também sem vencer há três partidas. Tudo, claro, pelo Campeonato Brasileiro. Acabou como mais um clássico de Roger. O gol do camisa 9, na noite desta quarta-feira, no Maracanã, garantiu o triunfo do Fogão, que sobe na classificação e deixa o rival no meio da tabela.
A partida começou com o Tricolor tomando a iniciativa. Aos dois e aos cinco minutos, Wellington Silva e Lucas tiveram chances, mas não as converteram em gol.
A partir de então, o Glorioso começou a aparecer no ataque. Aos oito, Marcos Vinícius obrigou Júlio César a executar grande defesa, à queima-roupa. O Flu voltou a assustar Jefferson aos 16 e aos 19. Os chutes de Pedro, no entanto, não tiveram a melhor direção. E fariam falta.
O Glorioso alugou o meio-campo a partir dos 20 minutos. Aos 28, Marcos Vinícius chutou muito forte, de fora da área. A bola teve o rumo da trave direita. O mesmo Marcos Vinícius obrigou o goleiro tricolor a novamente salvar a equipe, em finalização aos 35.
Mas foi aos 39 minutos que João Paulo cobrou escanteio, Reginaldo olhou só a bola e Roger, plantado no chão, testou para a rede. E a primeira etapa terminou Botafogo 1 a 0.
Já a segunda começou mais equilibrada que a primeira, o que foi, obviamente, mais favorável ao time de Jair Ventura. Os comandados de Abel Braga tinham muita dificuldade para penetrar na defesa alvinegra. Wellington tentou chutar de esquerda, aos 13 minutos, mas o chute foi muito ruim.
O Glorioso, então, jogava como gosta. Esperava o rival, marcava e atacava em velocidade. Faltava acertar o contragolpe. Camilo e Guilherme entraram, mas o famoso "último passe" continua sendo procurado.
No Fluminense, Lucas Fernandes, Calazans e Matheus Alessandro entraram para dar mais poder de fogo. E foi justamente do último citado a maior chance de perigo do Flu até então. Aos 32, Lucas cruzou e o atacante mandou na trave de Jefferson.
Gustavo Scarpa teve boa chance numa falta da entrada da área, aos 35 minutos. O camisa 1 botafoguense mostrou a velha boa forma. No contra-ataque, Guilherme arrancou pela esquerda e mandou para o meio da área. Rodrigo Pimpão fez o gol. Anulado, porém, por falta de Camilo em Reginaldo, na jogada.
Não fez falta. Vitória alvinegra.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 0 X 1 BOTAFOGO
Data-Hora: 12/7/2017, às 21h
Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Wagner Reway (MT/Fifa)
Auxiliares: Fabio Rodrigo Rubinho (MT) e Marcelo Grando (MT)
Renda/Público: R$ 414.045,00 / 12.882 pagantes (14.851 presentes)
Cartão amarelo: Mascarenhas, Calazans e Henrique (FLU); Matheus Fernandes, João Paulo, Victor Luís e Carli (BOT)
Cartão vermelho: Não houve
Gols: Roger (0-1, 38'/1/ºT)
FLUMINENSE: Júlio César; Lucas, Reginaldo, Henrique e Mascarenhas (Matheus Alessandro, 21'/2ºT); Orejuela, Wendel e Gustavo Scarpa; Wellington Slva (Lucas Fernandes, 31'/2ºT), Richarlison e Pedro (Marcos Calazans, Intervalo) - T: Abel Braga
BOTAFOGO: Jefferson, Arnaldo, Carli, Igor Rabello e Victor Luís; Rodrigo Lindoso, João Paulo, Matheus Fernandes (Fernandes, 39'/2T) e Marcos Vinícius (Camilo, 18'/2ºT); Rodrigo PImpão e Roger (Guilherme, 25'/2ºT) - T: Jair Ventura