Os campeonatos estaduais estão terminando e está chegando a hora de mais uma edição do Brasileirão. Os torcedores, ainda seguindo com a ansiedade seus grandes clássicos, já estão com o pensamento nas grandes competições nacionais.
Quem gosta de fazer apostas também já está recolhendo informação sobre os times, os jogadores, o momento atual e o que poderá acontecer em um futuro próximo. Esses são nossos palpites:
A aposta mais segura
O Palmeiras e o Flamengo serão seguramente os grandes candidatos à vitória na série A de 2019. Apesar de ambos os times virem sentindo alguns problemas em suas competições estaduais, a operação assenta em bases muito fortes e estáveis. No Brasileirão, verdadeira maratona competitiva (uma das melhores e mais difíceis do mundo, com seus 38 jogos), não basta um time recheado de estrelas; É necessário estar tão bem na 5ª rodada como na 35ª e nem todos conseguem isso.
O Verdão parece especialmente capacitado para chegar ao bicampeonato. O torcedor comum ainda não esqueceu o Mineiraço, mas Luís Felipe Scolari é um treinador com muitíssima experiência e fiel a seus princípios de privilegiar o conjunto do time, o coletivo, e de jogar sempre na segurança.
Os torcedores nem sempre apreciam o jogo truculento de suas equipes, nem os movimentos defensivos quando está vencendo por dois gols, mas, no fim, o que importa é a eficácia. Durante 38 longas rodadas, esse gerenciamento do plantel é muito importante.
Correndo por fora
O Grêmio é nosso principal candidato para correr por fora. A estabilidade é super importante, e o treinador Renato Portaluppi vem conseguindo isso. Relembrando: quando a competição é curta e baseada no mata-mata, a força do talento individual e a “magia” podem decidir a vitória geral em um simples lance.
Mas, em uma competição tão longa como o Brasileirão, o fato de você seguir em um ritmo certo evitando problemas pode ser a chave do sucesso, quando seus rivais começarem a "cansar". Muita atenção nos gremistas.
E o Santos? O técnico Jorge Sampaoli vem sendo uma força a estudar com interesse, principalmente por sua capacidade de revolucionar as funções de cada jogador dentro do time. O Peixe tem uma vantagem: Não vai participar da Libertadores. Os torcedores da Vila Belmiro não ficaram nada satisfeitos, mas o fato é que esse é menos um fator que o técnico precisa gerenciar durante a época.
Sem chances
A Fiel não tem muito a esperar do Corinthians em mais um ano de restruturação e construção. O técnico Fabio Carille não tem muitos argumentos e precisará de alguma sorte para se manter pelo menos perto dos lugares da frente. Pelo menos não participará da Libertadores. Tal como acontece com seu rival da Vila Belmiro, isso será uma vantagem no gerenciamento da temporada para o Timão.
Do Fluminense também sempre se espera que tenha uma aparição nas decisões. Contudo, para o Tricolor das Laranjeiras esses tempos também parecem ser de reconstrução. O meia Ganso, nesse sentido, poderá dar algumas alegrias à torcida.