CAMPO NEUTRO, por José Inácio Werneck: O Manchester City e o samba de Tom Jobim
Colunista do LANCE! fala sobre o final da temporada do Manchester City
O fim da temporada europeia está próximo e, com ele, a possibilidade do Manchester City, de Pep Guardiola, alcançar um tricampeonato muito especial para a história do clube.
Seria a conquista da Premier League, da Champions League e da Copa da Inglaterra na mesma temporada. Até hoje um único clube inglês conseguiu a façanha: o Manchester United, em 1999. A menção do detestado rival Manchester United, da mesma cidade, só faz aumentar a sede do Manchester City pela conquista.
A inimizade entre os dois clubes é tão grande que o Manchester City faz questão de dizer que, estritamente, só ele representa a cidade de Manchester. O estádio do Manchester United, o famoso Old Trafford, está na verdade localizado fora dos limites oficiais de Manchester.
Pertence apenas à area chamada de “Great Manchester”. O Manchester United seria uma espécie de Nilópolis, que oficialmente fica fora da cidade do Rio de Janeiro, o que não a impede de, uma vez ou outra, ganhar o desfile das Escolas de Samba. No caso do Manchester United, diga-se, vitórias até frequentes.
Quais são as possibilidades do Manchester City igualar o feito de seu odiado vizinho?
A final da Copa da Inglaterra, dia 3 de junho, será justamente contra ele, o Manchester United. A final da Champions League será no dia 10 de junho, em Istambul. Melhor dizendo, está marcada para lá, embora diga-se que pode ser transferida para Lisboa porque a situação
política na Turquia anda complicada. A única coisa certa por enquanto é que o Manchester City está na final da Copa da Inglaterra.
Na Premier League sua situação é vantajosa. Falta-lhe jogar contra o Everton, o Brighton e o Brentford, fora de casa, e o Chelsea, em casa.
Dos quatro jogos o de amanhã, contra o Everton, me parece o mais perigoso, não apenas porque será fora de casa como porque o adversário estará muito motivado para escapar da zona de rebaixamento. Quanto à Champions League, antes de mais nada o Manchester City terá que passar, nesta próxima quarta-feira, em casa, pelo Real Madrid, na segunda partida da semifinal. Sua situação é boa, pois empatou o primeiro jogo fora de casa.
Mas quando se tem o Real Madrid pela frente, o sonho do tri para o Manchester City pode ser como o samba de Tom Jobim e a a doce ilusão que se acaba na quarta-feira.