Palacios é o 8º chileno contratado pelo Vasco em sua história
Meia-atacante foi anunciado pelo clube nesta quarta-feira
- Matéria
- Mais Notícias
Contratar jogadores estrangeiros se tornou algo comum no futebol brasileiro, especialmente nos últimos anos. Em 2021, por exemplo, 74 atletas nascidos fora do Brasil disputaram a Série A. Entre eles, Carlos Palacios, novo reforço do Vasco, que na temporada passada defendeu o Internacional. O meia-atacante foi um dos oito chilenos que atuaram no Brasileirão do ano passado, e agora chega à São Januário para a disputa da Série B.
Apesar da presença de estrangeiros não ser uma novidade na Colina, poucos foram os chilenos que vestiram a camisa do clube em mais de 100 anos de futebol. Palacios é apenas o 8º reforço vascaíno oriundo do Chile e deve se tornar somente o 6º a entrar em campo pela equipe. Isso porque o meia Frank Lobos e o zagueiro Claudio Salinas, contratados em 2006, foram dispensados um mês após a chegada sem sequer serem relacionados para um jogo.
O primeiro chileno a defender o Vasco foi o zagueiro Ádan Vergara, em 2005. Revelado pelo Cobreloa, o defensor disputou apenas 8 partidas e marcou um gol pelo Cruz-Maltino em sua curta trajetória no clube. Poucos meses depois, se transferiu para o Unión Espanhola, mesmo time que revelou Palacios.
Relacionadas
Três anos depois, em 2008, foi a vez de José Luís Villanueva pintar em São Januário. Ex-Universidad Católica, o atacante chegou com grande expectativa, mas decepcionou. Foram apenas 5 jogos e nenhuma bola na rede.
Na mesma temporada, mas já na disputa do Campeonato Brasileiro, outra aposta vinda do Chile: Maurício Pinilla. O centroavante, porém, assim como seus compatriotas, também teve vida curta na Colina: três atuações, algumas lesões e nenhum tento anotado.
Vida curta - ainda mais - que também teve o volante Felipe Seymour. Em 2015, lutando contra o rebaixamento - assim como em 2008 -, o Vasco anunciou a chegada do reforço vindo do Cruzeiro. O meia, no entanto, foi utilizado apenas uma vez: na derrota por 2 a 1 para o Atlético Mineiro, na 23ª rodada do Brasileiro. Seymour, hoje com 34 anos, atua pela LaU, onde foi revelado.
Quem mais jogou pelo Vasco foi exatamente o último chileno contratado antes de Palacios: Leo Gil. O volante, que atualmente defende o Colo-Colo, entrou em campo 23 vezes com a camisa vascaína em 2020. Assim como Pinilla e Seymour anteriormente, no entanto, não conseguiu evitar a queda da equipe no Brasileiro.
Palacios, de 21 anos, agora chega ao clube para melhorar o retrospecto de seus conterrâneos e ajudar a levar o Vasco de volta à elite do futebol brasileiro.
CHILENOS NA HISTÓRIA DO VASCO
2005 - Vergara - zagueiro - 8 jogos e 1 gol
2006 - Frank Lobos - meia - 0 jogos e 0 gols
2006 - Claudio Salinas - zagueiro - 0 jogos e 0 gols
2008 - Villanueva - atacante - 5 jogos e 0 gols
2008 - Pinilla - atacante - 3 jogos e 0 gols
2015 - Seymour - volante - 1 jogo e 0 gols
2020 - Leo Gil - volante - 23 jogos e 0 gols
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias