Papo com Castroneves: Domingo no parque em Elkhart Lake
Piloto aborda as expectativas para a oitava etapa do NTT IndyCar Series, em Road America
Meus amigos do Lance!, tudo bem? Espero que sim, principalmente para aqueles que se encontram nas regiões mais frias e castigadas pelas chuvas em alguns pontos na parte mais ao Sul do Brasil. É sempre difícil lidar com situações climáticas mais extremadas, mas deixo aqui minha torcida e orações para que os danos pessoais e materiais sejam mínimos.
Falando de IndyCar, estou aqui em um dos mais sensacionais circuitos do automobilismo mundial, que é Road America, que fica em Elkhart Lake, no estado norte-americano de Wisconsin. O cumprimento da oitava etapa do NTT IndyCar Series começa nesta sexta-feira (16) com o primeiro treino livre. O sábado (17) reserva mais treinos livres e o Qualifying, que determinará o grid de largada para a corrida do domingo (18). Serão 55 voltas pelo circuito de aproximadamente 6,5 km e 14 curvas.
+ Filipinho sobe e Medina entra no top-5: veja o ranking da WSL após vitória de Filipe Toledo
O legal de Road America é que se trata de um traçado com tudo o que é mais legal em uma pista de corrida das antigas, como é o caso, inaugurada em 1955. Para o público é também muito prazeroso o final de semana por aqui. O lugar é uma enorme área arborizada – na verdade, um parque nacional - e ideal para reunir a família, que aproveita as corridas e as diversas áreas de lazer. Para esse ano, a novidade é o novo asfalto que a pista recebeu, que abre a perspectiva de os carros andarem bem mais rápido, mas de escorregarem bastante também.
Apesar de estar desde 1998 na Indy, tive poucas oportunidades de andar em Road America. Isso porque, ainda nos tempos da Cart, de 1998 a 2001, corri apenas quatro vezes. Como a Penske migrou para a Indy Racing League a partir de 2002, só voltei a me deparar com essa pista no calendário da IndyCar em 2016. No ano seguinte, fiz a pole e fui ao pódio em 3º lugar.
Em compensação, entre 2018 e 2020, anos em que competi no IMSA WeatherTech SportsCar Championship pelo Acura Team Penske, Road America teve uma presença extraordinária no título conquistado por mim e Ricky Taylor em 2020. Depois de um início de temporada bastante problemático, quando nossos nomes nem estavam mais relacionados entre os favoritos, vencemos em Road America sob muita chuva e foi o ponto de partida para o título que sacramentamos meses depois em Road Atlanta, última etapa daquele campeonato inesquecível.
Agora, na Meyer Shank Racing, volto a buscar minha primeira vitória em Road America correndo pela IndyCar pela organização de Jim Meyer e Mike Shank. Acho que aprendemos muito com os obstáculos que estamos encontrando pelo caminho neste ano. Por causa disso, Road America, como aconteceu comigo em 2020, pode ser o ponto de partida para nosso novo momento no campeonato. Se não rumo ao título, mas para o pódio com meu Pink Car #06.
É isso, amigos. No domingo, conto com todos ligados na TV Cultura (sinal aberto) e ESPN (por assinatura), a partir das 14:00, no horário do Brasil. Forte abraço a todos e até semana que vem!