Diário de viagem: quer conhecer a história da Rússia? Pegue o metrô
Um dos grandes atrativos turísticos em Moscou, as estações do transporte possuem repletas referências à antiga União Soviética
Alô, galera! O frio segue castigando o amigo brasileiro por aqui (risos). Mas hoje não vamos falar sobre a previsão do tempo. Eu sempre fui uma pessoa fascinada por história. E aqui na Rússia estou podendo, no meu cotidiano, encontrar coisas incríveis devido ao meu principal meio de locomoção aqui em Moscou: o metrô.
O transporte é o mais utilizado pelos russos na capital (são 13 linhas e transporta cerca de 9,2 milhões de pessoas por dia). O país, como um todo, é conhecido por suas ferrovias. Mas voltemos ao tema principal deste artigo. São diversas estações na capital russa com estátuas, gravuras, esculturas, fotos e uma infinidade de menções importantes à história do país.
Estou situado na linha 7 (Estação Tagansko-Krasnopresnenskaia), a estação do Estádio do Spartak, onde o Brasil enfrenta a Sérvia. Mas são as estações mais centrais onde estão o objeto de desejo de muitos turistas, como Okhotny Ryad (leva à Praça Vermelha), estão registrados monumentos que lembram a Revolução Russa ocorrida em 1917.
Em outras, como a Kiyevskaya e a Dobryninskaya, lembranças de Lenin, luminárias com a estrela vermelha dão o tom da antiga União Soviética, símbolo do socialismo que vigorou até o início dos anos 1990. E tudo isso (veja na galeria) consegui encontrar em apenas três dias.
Agora vou me despedir, por enquanto. Está na hora de pegar mais uma vez o metrô aqui em Moscou e esperar topar com novos e maravilhosos reencontros com a história rica deste país. Até já, amigos!