Diário de viagem: Tem momentos em que me sinto na União Soviética
É comum encontrar pela região onde estou hospedado edifícios, carros e outras coisas que remetem ao período em que a Rússia vivia sob o regime comunista
- Matéria
- Mais Notícias
Olá, pessoal! A hora de começar a Copa do Mundo está cada vez mais perto. Mas antes de a gente começar, aqui neste espaço, a falar um pouco mais do que encontraremos durante os dias de jogos, vou compartilhar uma sensação que tenho desde que cheguei à Rússia: em determinados momentos, me sinto na época da União Soviética.
Estou baseado na região de Skhodnenskaia. A escolha foi pela proximidade com um dos estádios da Copa aqui em Moscou (o do Spartak). E o curioso é que, no caminho que faço até lá, pareço entrar em uma máquina do tempo e estar andando pela cidade durante a existência a época da Guerra Fria.
São muitos prédio de mesmo padrão, parecendo blocos de condomínios. Os edifícios têm aparência antiga, mas são funcionais na parte interna ( e modestos). Os pesados portões de ferro na entrada são uma caraterística, bem como diversos parques para crianças.
Um outro dado que me faz ter a sensação desta época são os carros. Já topei com diversos antigos, aqueles Ladas, lembra? Pois é, aqui eles, mesmo em menor número atualmente, ainda circulam. E o engraçado é que no meio desse lado "nostalgia" do bairro, existe um tremendo shopping center que tem tudo de moderno e capitalista.
Até no metrô, que foi um texto meu outro dia, volta e meia topo com um vagão daqueles bem antigos, que você olha e pensa: "como isso ainda está funcionando e bem?" Pois é, coisas da Rússia. Então é isso, galera. Nesta quarta-feira, véspera da Copa, irei ao um evento importante. E darei detalhes no próximo post. Até lá!
Relacionadas
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias