Eles já jogaram finais de Copa, mas assistirão ao Mundial-18 pela TV
Itália e Holanda serão duas das ausências mais sentidas na Rússia
O seleto grupo de países com presença em finais de Copa do Mundo não estará completo na Rússia.
Isso se deve a algumas baixas importantes de seleções tradicionais que não ficaram pelo caminho nas Eliminatórias. Os dois principais nomes são Itália e Holanda.
A Azzurra sofreu uma traumática eliminação no confronto contra a Suécia, no mata-mata da repescagem europeia. Depois de perder o primeiro jogo fora de casa, em Solna, por 1 a 0, a tetracampeã mundial ficou no 0 a 0 em Milão e acabou eliminada.
Já a Holanda fez ainda mais feio, caindo na fase de grupos. Após dez jogos, com seis vitórias, um empate e três derrotas, três vezes vice-campeã mundial (1974, 1978 e 2010) ficou em terceiro lugar no Grupo A, com 19 pontos, atrás de França (23) e Suécia (19, mas com saldo de gols melhor).
Quem também já foi finalista em Copas (duas vezes: 1938 e 1954) e não disputará a edição russa é a Hungria. Pelo Grupo B das Eliminatórias europeias, apenas 13 pontos após dez jogos e terceiro lugar, atrás de Portugal e Suíça, ambos com 27.
A antiga Tchecoslováquia (atualmente dividida como República Tcheca e Eslováquia) também soma duas participações em finais: 1934 e 1962. Nas Eliminatórias da Europa, os tchecos ficaram em terceiro lugar no Grupo C com 15 pontos, atrás de Alemanha (30) e Irlanda do Norte (19). Já a Eslováquia ficou em segundo no F (18 pontos), atrás apenas da Inglaterra (26). Mas não avançou à repescagem por ter feito a pior campanha entre os segundos colocados (eram nove grupos e os oito melhores vices avançaram).