Diário de viagem: qual é o clima da Copa? Olha, por enquanto é friiiiiio…
Nos primeiros dias em Moscou nada de verão: um clima de inverno para os padrões brasileiros na capital da Rússia, o coração do Mundial que começa na quinta-feira
Fala, galera! Cheguei há dois dias aqui em Moscou e, apesar de saber que o verão dos russos não é aquele calor "africano" que nós temos no Brasil, fui surpreendido. Afinal de contas, cheguei no coração da Copa do Mundo, literalmente, no clima predominante dos donos da casa.
O verão, para os russos, começa no dia 1º de junho. As temperaturas beiram a casa dos 20º graus e a mínima chega aos 13º. Existem dias semelhantes aos nossos de verão, com mais de 30 graus. Contudo, devido a uma frente fria, os meus primeiros dias na Rússia foram de MUITO frio.
Para vocês terem uma ideia a minha chegada no sábado aconteceu por volta das 4h20 no horário local. Até passar pela imigração e pegar minhas bagagens foram cerca de 40 minutos. Na saída, o dia já estava claro, o céu limpo e.... CINCO GRAUS. Cadê aquela temperatura amena ? (risos).
Andei por apenas algumas partes, como a parte central que é margeada pelo Rio Moscou (foto acima), no Estádio Lujniki (peguei minha credencial para a Copa no local), na área próxima ao Estádio do Spartak (fica perto da minha residência). Em todos esses momentos, a máxima não passou dos 11º graus.
Enfim, não adiantou lamentar. Precisei reforçar o casaco. Como vocês viram nas imagens, pelo menos não exagerei. Apesar de acostumado ao frio, os meus amigos russos também se agasalharam. Enfim, já estou ambientado.