Com polêmica, Botafogo empata com o Caxias e avança na Copa do Brasil
Pela vantagem do empate, Alvinegro consegue a classificação para a segunda fase da competição. Gaúchos reclamam de pênalti não marcado, e árbitro chega a ser agredido
Não faltou emoção, polêmica e confusão. O empate em 1 a 1 entre Botafogo e Caxias, na noite desta quarta-feira, no Rio Grande do Sul, em jogo único pela primeira fase da Copa do Brasil, classificou o Alvinegro para a segunda fase pela vantagem do empate, eliminando os gaúchos. Pedro Raul, pelos visitantes, e Carlos Alberto, pelos donos da casa, fizeram os gols. Mas ainda teve polêmica com pênalti não marcado, e confusão demais ao apito final - o árbitro Lucas Canetto Bellote chegou a ser agredido.
Com o resultado, o Botafogo pega o vencedor de Toledo e Náutico na segunda fase da Copa do Brasil, ainda sem data confirmada. No domingo, ambas as equipes voltam a campo por seus estatuais: no Carioca, o Botafogo pega o Fluminense, enquanto no Gaúcho, o Caxias pega o Esportivo.
CLIQUE AQUI PARA CONFERIR E SIMULAR A TABELA DA COMPETIÇÃO
GOL LÁ...
Por ser jogo único, com o Botafogo tendo a vantagem do empate para se classificar à segunda fase da Copa do Brasil, tanto os jogadores alvinegros quanto os do Caxias foram para ao ataque. Com bastante movimentação, deram espaços e criaram grandes oportunidades de gol. Aos quatro minutos, a primeira chance foi do Caxias, com Vinícius Baiano tentando para excelente defesa de Gatito Fernández. O Botafogo, aos 12, teve a primeira chance e fez o 1 a 0: Pedro Raul, mostrando estrela, apareceu bem para completar após desvio de Carli.
GOLAÇO CÁ!
O resultado adverso no placar parcial não desanimou o Caxias. Cinco minutos depois do Botafogo abrir o marcador, os gaúchos fizeram o 1 a 1 com Carlos Alberto. E com um golaço, diga-se de passagem. Da entrada da área, limpou e estufou as redes alvinegras. Ainda na etapa inicial, o Caxias teve a chance da virada aos 31, com Juninho Potiguar, mas Marcelo Benevenuto apareceu bem para tirar o perigo, e aos 34, com Vinícius Baiano, mas o goleiro apareceu com maestria. Ainda antes do intervalo, Gilmar cruzou, a bola bateu em Benevenuto, o Caxias pediu pênalti, mas o árbitro Lucas Canetto Bellote mandou o jogo seguir.
CENAS LAMENTÁVEIS NO FIM
No segundo tempo, o Caxias mostrou-se estar um pouco mais cansado. O Botafogo, com a vantagem do empate, administrou mais o resultado. Apenas perto dos acréscimos que a emoção voltou a se destacar, com os gaúchos pressionando pela vitória para não serem eliminados. Aos 44 minutos, com Gilmar. Aos 45, com Da Silva. Aos 50, com Laércio... Fim de jogo, empate em 1 a 1, Caxias se despede da Copa do Brasil e o Alvinegro avança. Com o apito final, uma grande confusão dos jogadores do Caxias junto ao árbitro, que chegou a ser agredido por um membro da comissão técnica. Nada justifica violência, meus amigos. Cenas lamentáveis, infelizmente, em pleno 2020.
FICHA TÉCNICA
CAXIAS 1 X 1 BOTAFOGO
Estádio: Centenário, em Caxias do Sul (RS)
Data/hora: 5/2/2020, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Lucas Canetto Bellote (SP) - Nota LANCE!: 4,0 (influenciou no resultado, deixando de marcar um pênalti para o Caxias no fim do primeiro tempo)
Assistentes: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
Público/renda: Indisponíveis
Gramado: Regular
Cartões amarelos: Vinícius Baiano, Bruno Ré, Marcelo Pitol, Gilmar, Carlos Alberto (CAX) e Pedro Raul (BOT)
Cartão vermelho: -
GOLS: Pedro Raul 12'/1ºT (0-1) e Carlos Alberto 17'/1ºT (1-1)
CAXIAS: Marcelo Pitol, Ivan, Laércio, Thiago Sales e Bruno Ré; Yuri (Da Silva 42'/2ºT), Carlos Alberto e Diogo Oliveira; Vinícius Baiano (Bruninho 28'/2ºT), Gilmar e Juninho Potiguar (Léo Tilica 15'/2ºT). Técnico: Rafael Lacerda.
BOTAFOGO: Gatito Fernández, Fernando, Marcelo Benevenuto, Carli e Guilherme Santos (Danilo Barcelos 18'/2ºT); Cícero, Thiaguinho, Alex Santana e Bruno Nazário (Rafael Navarro 43'/2ºT); Luís Henrique (Kanu 50'/2ºT) e Pedro Raul. Técnico: Alberto Valentim.