São Paulo x Corinthians vale muito mais do que vaga à final da Copa do Brasil; veja o que está em jogo
Classificação à final pode representar alívio financeiro e consolidação de projetos tanto no Tricolor quanto no Timão
O clássico entre São Paulo e Corinthians já é enorme por si só, mas quando o Majestoso vale uma vaga à final da Copa do Brasil, a tensão só cresce. O Timão venceu o primeiro jogo da semifinal por 2 a 1, e o Tricolor vai tentar reverter o placar nesta quarta-feira (16), às 19h30, diante do seu torcedor no Morumbi.
+ Renove o seu estoque de camisas do Timão com o cupom LANCEFUT 10% OFF
Ambos rivais tem como principal objetivo o título da competição, mas a classificação vai além de uma chance na final. A vaga pode representar alívio financeiro para ambos clubes, além de consolidar planejamentos.
O TRABALHO DE LUXA NO TIMÃO
No lado do Corinthians, a classificação à final seria a coroação do trabalho de Vanderlei Luxemburgo, que empilhou maus resultados em seu início, flertou com a demissão, mas deu a volta por cima e chega para o Majestoso defendendo uma invencibilidade de 11 jogos.
Porém, a situação de Luxa no Corinthians não será definida com uma classificação ou eliminação diante do rival. Ele assinou contrato até o final da temporada e como o Alvinegro vive ano de eleição, apenas quando a nova gestão estiver formada a continuidade ou desligamento de Luxemburgo será sacramentada.
Como o clube falhou nas metas esportivas e financeiras envolvendo o Paulistão e Libertadores, a Copa do Brasil é vista como a grande oportunidade de não apenas levantar um troféu, algo que não acontece no clube alvinegro desde 2019, como também compensar as perdas financeiras.
E O SÃO PAULO?
O Conselho Deliberativo do São Paulo definiu as metas orçamentárias e esportivas do clube para 2023 e era previsto que o clube do Morumbi chegasse até as finais do Campeonato Paulista e da Copa Sul-Americana, além de atingir as quartas de final da Copa do Brasil.
+ Veja datas e horários das semifinais da Copa do Brasil
Com a classificação contra o Palmeiras, a meta da Copa do Brasil foi cumprida. No entanto, a intenção é ir além. Isso porque no começo do ano a situação complicou com a eliminação precoce no Paulista, quando o São Paulo foi eliminado pelo Água Santa nas quartas de final. Assim, “ultrapassar” essa fase seria de extremo alívio para os cofres do clube.
Tanto o São Paulo quanto o Corinthians estreiaram somente na terceira fase. Portanto, se forem campeões, o prêmio total chegaria a R$ 88,7 milhões.
Para o Tricolor, o título da Copa do Brasil seria inédito, e isso é principal motivação. O clube realizou as contratações de James Rodríguez e Lucas Moura pensando em taças, um elenco unido e apenas um título conquistado desde 2012 (no caso, o Paulista de 2021), a Copa do Brasil seria extremamente importante tanto para o momento quanto para a história tricolor.
* IZABELLA GIANOLLA colaborou sob supervisão de Rafael Marson