Alemanha na Copa: entenda por que Neuer é um ‘pesadelo’ para Fifa, Uefa e Qatar
Goleiro alemão realizou novo protesto na estreia contra o Japão, nesta quarta-feira
- Matéria
- Mais Notícias
A estreia da Alemanha na Copa do Mundo foi palco de mais um protesto de Manuel Neuer. Atento aos temas sociais, o goleiro assumiu um comportamento ativista e virou 'pesadelo' para Fifa, Uefa e Qatar. Abaixo, o LANCE! explica o motivo.
Relacionadas
O principal objetivo de Neuer é defender a comunidade LGBT. A forma encontrada foi usar uma braçadeira de capitão colorida. A primeira vez foi na Eurocopa em 2021 e o goleiro, inclusive, foi alvo de uma investigação da Uefa, que entendeu a braçadeira como um posicionamento político - algo proibido pela entidade. No fim, o caso foi arquivado.
Para a Copa do Mundo no Qatar, havia a expectativa de que um grupo de seleções europeias utilizassem a braçadeira da One Love - movimento criado no futebol holandês, em defesa dos direitos humanos. A Alemanha estava entra elas e Manuel Neuer defendeu a manifestação contra as leis homofóbicas vigentes no país sede.
- É uma experiência nova para todos nós. Nós não temos medo das consequências. Temos o suporte da Federação. Não somos os únicos na Europa a fazer isso, muitos estão fazendo parte - disse o goleiro em entrevista coletiva na última semana.
+ Alemanha faz protesto antes de estreia por veto da Fifa à tarja de capitão LGBT
Às vésperas da abertura da Copa do Mundo, a Fifa decidiu que aplicaria punições esportivas - como cartão amarelo, por exemplo - aos jogadores envolvidos. A falta de informações sobre as sanções terminou demovendo as seleções do movimento. Ainda assim, Neuer encontrou uma forma de protestar contra a Fifa.
Na entrada da Alemanha contra o Japão, o goleiro escondeu a braçadeira de capitão oferecida pela entidade. Um dos árbitros da partida teve que pedir a Neuer para mostrar o equipamento para garantir que fosse o autorizado. Novos protestos devem acontecer no Qatar.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias