Copa do Mundo: Por que o Japão joga com o uniforme azul?
Bandeira do país não possui a principal cor do uniforme da equipe japonesa
- Matéria
- Mais Notícias
Com bandeira predominantemente branca e um disco carmesim (tom forte de vermelho) no centro, o Japão causa curiosidade ao utilizar uniformes predominantemente azuis nas Copas do Mundo. Conhecidos como "Samurais Azuis", os jogadores da seleção japonesa vestem a cor por conta de superstições. Abaixo, o LANCE! explica essa história da equipe, que integra o Grupo E do torneio do Qatar.
Relacionadas
+ Estudo aponta os maiores favoritos ao título da Copa do Mundo
O Japão utilizou camisas azuis pela primeira vez em 1930, nos Jogos do Campeonato do Extremo Oriente. Seis anos depois, nos Jogos Olímpicos de Berlim, o mundo viu o país asiático de azul. Na época sem ligas profissionais, a Universidade Imperial de Tóquio foi chamada para representar o país nas duas oportunidades.
O futebol japonês começou a crescer a partir da década de 1980, quando passou a ser discutida a profissionalização do esporte bretão no país. No início dos anos 1990, com a chegada de Zico, ídolo do futebol brasileiro, no Kashima Antlers, o país asiático ganhou mais notoriedade no esporte tanto para o mundo, quanto dentro do seu próprio território.
Pouco antes e durante esse período, entre 1988 e 1992, a seleção japonesa utilizou uniformes com as cores branca e vermelha, em referência à sua bandeira. Contudo, a equipe não desempenhou o esperado, sendo eliminada das classificatórias para a Copa do Mundo de 1990 e dos Jogos Olímpicos de Seul e Barcelona.
Como os japoneses possuem uma forte cultura da superstição, que consiste em crenças irracionais, as cores da bandeira foram trocadas novamente pelo azul. Coincidentemente, a maré de azar em campo acabou e a seleção se classificou para a Copa do Mundo de 1998, na França.
De lá para cá como "Samurais Azuis", o Japão participou de todas as edições do torneio. Os melhores desempenhos foram nas edições de 2002, 2010 e 2018, quando chegou até as oitavas de final. Agora, no Qatar, é a sétima participação do país asiático.
O Japão integra o Grupo E, ao lado de Alemanha, Espanha e Costa Rica. Sob o comando de Hajime Moriyasu, a seleção busca surpreender e passar de fase mais uma vez.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias