A arbitragem do duelo entre Argentina e França, pela final da Copa do Mundo, será comandada por um polonês. A Fifa anunciou que Szymon Marciniak será o responsável pela partida, marcada para este domingo (18), às 12h (de Brasília), no estádio Lusail.
+ Artilheiros da Copa do Mundo 2022: veja lista de jogadores que marcaram
Paweł Sokolnicki e Tomasz Listkiewicz, também poloneses, serão os auxiliares do árbitro de 41 anos. O americano Ismail Elfath será o quarto árbitro e o polonês Tomasz Kwiatkowski comandará o VAR.
Na Copa do Qatar, Marciniak apitou a vitória por 2 a 1 dos franceses sobre a Dinamarca, na fase de grupos, e a classificação da seleção argentina sobre a Austrália, nas oitavas de final do Mundial.
+ Veja tabela e simule a reta final da Copa do Mundo no Qatar
Prestigiado na Europa, o árbitro de 41 anos fez a final da Supercopa da Uefa em 2018/2019, em que o Atlético de Madrid derrotou o Real Madrid por 4 a 2. Ele também apitou a partida de ida da semifinal entre Liverpool e Villareal, na última temporada da Champions League.
O critério de neutralidade para a decisão da Copa do Mundo, na qual o árbitro não pode ser do mesmo continente que ambas seleções finalistas, não se aplica para europeus, apenas para profissionais de outros continentes. Dessa forma, Marciniak está apto para apitar a final.
Argentina e França buscam o tricampeonato mundial no Qatar. Os argentinos venceram a Copa em 1978 e 1986, e os franceses em 1998 e 2018.