Quem é Julián Álvarez, atacante da Argentina? Veja clube e valor de mercado do jovem

Com apenas 22 anos, atleta é um dos destaques da seleção na Copa do Mundo

Messi e Julián Alvarez - Argentina x Croácia
Sonho realizado: Álvarez faz dupla de ataque com Lionel Messi, seu ídolo de infância (Foto: JACK GUEZ / AFP)

Escrito por

Entrou e não saiu mais. Um dos destaques da Argentina, finalista da Copa do Mundo 2022, Julian Álvarez encantou os "hinchas" com as grandes atuações, ganhou a titularidade mostrou poder de decisão na fase mata-mata. Com apenas 22 anos, o jovem é cotado para conquistar o prêmio de revelação do torneio, sendo avaliado, atualmente, em quantia milionária. Abaixo, confira mais detalhes sobre o desempenho do argentino no torneio e o seu valor de mercado.

Álvarez começou a carreira profissional no River Plate, em outubro de 2018. No mesmo ano, se sagrou campeão da Libertadores da América sobre o rival Boca Juniors, quando entrou na partida no decorrer da segunda etapa. Ele também jogou a segunda etapa da final contra o Flamengo, em 2019.

+ Veja 30 craques que jogaram e nunca venceram a Copa do Mundo

Desde as categorias de base, Álvarez se destacou pelos "Millionarios". No entanto, se tornou titular da equipe de Marcelo Gallardo apenas em 2021. Nessa temporada, terminou na artilharia do clube, com 29 gols marcados.

Visado por gigantes europeus, Álvarez foi negociado para o Manchester City em janeiro de 2022. Os dois clubes fecharam transferência em 18 milhões de euros (cerca de R$ 97 milhões), mas com a permanência do atacante no River até metade do ano, quando se iniciou a temporada europeia.

Na conquista da Copa América 2021, Álvarez compôs o elenco argentino, mas entrou em apenas uma partida, contra a Bolívia. O jovem teve o privilégio de erguer o troféu ao lado de seus companheiros e de seu ídolo Lionel Messi, com quem divide responsabilidades no time de Scaloni, no Maracanã.

Apesar dos bons números por clubes, Álvarez não chegou na Copa do Mundo com o status de titular. Na estreia, contra a Arábia Saudita, entrou no decorrer do segundo tempo, mas não impediu a surpreendente derrota.

Lionel Scaloni percebeu que eram necessárias mudanças para conseguir a classificação para a fase mata-mata. Na segunda rodada, contra o México, ele manteve Álvarez fora dos onze iniciais, mas sacou Lautaro Martínez para colocá-lo na etapa final. Viu que, com o jovem, a seleção rendia mais, e se preparou para fazer novas alterações no último jogo da fase de grupos.

Julián Álvarez - Argentina
Álvarez em ação contra o México, na fase de grupos (JUAN MABROMATA / AFP)

Álvarez agarrou a oportunidade. Titular contra a Polônia, foi dele o segundo gol da vitória por 2 a 0 sobre a equipe de Lewandowski, garantindo não só a classificação, mas a primeira colocação. A partir daí, seguiu entre os titulares até a grande decisão.

Foram três gols marcados no mata-mata: um contra a Austrália, nas oitavas de final, e dois gols na semifinal, com vitória por 3 a 0 sobre a Croácia. Com quatro gols marcados, o centroavante está atrás apenas de Messi e Mbappé na artilharia da competição.

A relação entre os dois atacantes argentinos é, para Álvarez, um sonho realizado. O jovem centroavante já comentou, em entrevistas, que Messi é seu grande ídolo de infância. No Qatar, mostrou que a dupla também faz sucesso dentro de campo.

Finalista da Copa do Mundo 2022, Álvarez pode conquistar o torneio pela primeira vez na carreira e aumentar, também, o seu valor no mercado: de acordo com a Pluri Consultoria, com dados exclusivos para o LANCE!, o jovem atacante era avaliado, antes do torneio, em 32 milhões de euros. Agora, com o desempenho na competição, as quantias devem crescer ainda mais.

A Argentina enfrenta a França neste domingo, às 12h (de Brasília), no Estádio Lusail. O duelo define o novo tricampeão mundial, visto que os dois países possuem dois títulos cada. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter