Szymon Marciniak: veja perfil do árbitro da final da Copa do Mundo
Polonês de 41 anos apita decisão entre Argentina e França, neste domingo
Szymon Marciniak será o árbitro da final da Copa do Mundo de 2022. Ele apita o confronto entre Argentina e França, neste domingo, às 12h (de Brasília), no Estádio Lusail. Aos 41 anos, o polonês esteve em campo em duas partidas do torneio no Qatar, sendo uma de cada seleção finalista. Abaixo, o LANCE! apresenta o perfil do juiz da decisão.
Responsável por apitar as oitavas de final entre Argentina e Austrália, além de França x Dinamarca, pela fase de grupos do torneio, Szymon Marciniak foi escolhido pela Fifa após bom desempenho no torneio.
+ Veja 30 craques que jogaram e nunca venceram a Copa do Mundo
Ele teve poucas dificuldades em conduzir os dois confrontos. No jogo da França, aplicou três cartões amarelos, enquanto no duelo decisivo para os hermanos deu apenas duas advertências. A Fifa recomenda aos árbitros uma postura menos rígida, para não atrapalhar o ritmo dos confrontos com marcação excessiva de faltas e potencialização das polêmicas.
Na temporada passada, o polonês apitou quatro partidas da fase mata-mata da Champions League, a competição mais importante da Europa entre clubes. Ele comandou o jogo entre Liverpool e Villarreal, válido pela ida das semifinais do torneio europeu.
Na temporada 2022/23, Szymon Marciniak comandou, somando os dois jogos da Copa do Mundo, 19 partidas. Ao todo, foram 91 cartões amarelos distribuídos, além de um vermelho. A média, portanto, é de 4,7 amarelos por partida. Os dados são do portal "Transfermakt".
O duelo entre Argentina e França ocorre neste domingo, às 12h (de Brasília), no Estádio Lusail. Quem vencer a partida se sagra tricampeão mundial.