menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Bélgica tenta ‘driblar’ dificuldade em Copas contra asiáticos para avançar

Mesmo perdendo apenas uma vez na história, Diabos Vermelhos costumam enfrentar jogos duríssimos contra seleções do continente

Treino da Bélgica
Bélgica enfrentará o Japão em busca de vaga para as quartas de final (Foto: Divulgação)

Escrito por

Apontada por muitos como a maior favorita para avançar às quartas de final desta Copa do Mundo, a Bélgica terá que superar uma dificuldade histórica se quiser vencer o Japão. Ao todo, os Diabos Vermelhos enfrentaram equipes asiáticas seis vezes no Mundial, vencendo três, empatando duas e perdendo uma. Mesmo com metade dos resultados positivos, os placares apertados deixam clara a 'dureza' enfrentada pelos europeus nos confrontos.

Metade dos duelos foram contra a Coréia do Sul. O embate mais recente ocorreu na Copa de 2014, disputada no Brasil. Em um grupo com Argélia, Rússia e Coréia, que já tinha sido uma 'pedra no sapato' ao arrancar um empate por 1 a 1 em 1998, a já badalada geração belga enfrentou dificuldades na última rodada e venceu os coreanos na Arena Corinthians com um placar magro de 1 a 0. Anos antes, em 1990, a Coréia não tinha assustado tanto e saiu derrotada por 2 a 0, sendo essa a única vitória dos belgas por mais de um gol de diferença em Copas contra seleções asiáticas.

Outro asiático que fez jogo duro contra a Bélgica foi o Iraque. Na Copa de 1986, no México, as duas seleções caíram no mesmo grupo e fizeram um jogo muito disputado em Toluca, encerrado com vitória de 2 a 1 dos belgas, que mais tarde chegariam às semifinais do torneio.

Em 1994, a Bélgica foi derrotada pela Arábia Saudita e quase complicou sua vida para avançar às oitavas de final. Naquela época, a Copa do Mundo ainda era disputada por 24 seleções dividas em seis grupos, com os quatro melhores terceiros colocados se classificando para a próxima fase. Com o resultado negativo, os europeus ficaram na terceira colocação de seu grupo e por pouco não caíram na fase de grupos.

O Japão, adversário nesta segunda-feira, já cruzou o caminho da Bélgica na Copa de 2002. A equipe do técnico Robert Waseige chegou à última rodada da primeira fase dependendo de uma vitória para garantir a primeira colocação do grupo, mas acabou empatando em 2 a 2 com os Samurais Azuis e, consequentemente, enfrentando o Brasil nas oitavas.

Bélgica e Japão se enfrentam nesta segunda-feira, às 15 horas, em Rostov. Quem avançar às quartas de final será o adversário do vencedor do confronto entre Brasil e México.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter