A Fifa sorteou nesta sexta-feira, no Kremlin Palace, em Moscou, os grupos para a Copa do Mundo de 2018. O Brasil teve sorte e escapou de pegar adversários tradicionais. A Seleção está na chave E, com Suíça, Costa Rica e Sérvia. Por outro lado, não vai jogar onde estará sediada, em Sochi, como era desejo da comissão técnica para evitar viagens.
Nas oitavas de final, a Seleção, se avançar, vai cruzar com um adversário do Grupo F, que tem Alemanha, México, Suécia e Coreia do Norte.
O Brasil estreia no dia 17 de junho, um domingo, contra a Suíça, em Rostov. No dia 22, uma sexta-feira, joga contra a Costa Rica, em São Peterburgo. Por fim, encerra a participação na chave de grupos contra a Sérvia, no dia 27, em Moscou.
Grandes temores dos cabeças de chave, a Espanha caiu no Grupo B e vai enfrentar Portugal, Marrocos e Irã. A Inglaterra, por sua vez, caiu no G, com Bélgica, Tunísia e Panamá.
A cerimônia foi apresentada pela jornalista russa Maria Komandnaya e pelo ex-jogador inglês Gary Lineker, além de contar com o auxílio de oito lendas do futebol mundial, representando as seleções campeãs do mundo: Paolo Canavarro, Carles Puyol, Cafu, Laurent Blanc, Diego Maradona, Gordon Banks, Diego Forlán e Nikita Simonyan (ídolo do futebol russo e que tem 91 anos), que ficaram responsáveis por tirar as bolinhas dos potes. Maior goleador das Copas, Miroslav Klose também participou do evento.
Algumas regras marcaram o sorteio para a Copa da Rússia: cada grupo precisaria ter um país europeu; nenhum poderia ter mais de duas seleções europeias e nenhuma chave poderia ter mais de uma seleção da mesma confederação (exceto a Uefa).
VEJA TODOS OS GRUPOS DA COPA DO MUNDO
GRUPO A
Rússia
Arábia Saudita
Egito
Uruguai
GRUPO B
Portugal
Espanha
Marrocos
Irã
GRUPO C
França
Austrália
Peru
Dinamarca
GRUPO D
Argentina
Islândia
Croácia
Nigéria
GRUPO E
Brasil
Suíça
Costa Rica
Sérvia
GRUPO F
Alemanha
México
Suécia
Coreia do Sul
GRUPO G
Bélgica
Panamá
Tunísia
Inglaterra
GRUPO H
Polônia
Senegal
Colômbia
Japão