Como surgiu a Copa do Mundo? Conheça a história do torneio
Evento começou em 1930 e está na 22ª edição do Qatar
- Matéria
- Mais Notícias
Criada em 1930, a Copa do Mundo chegou para mudar as perspectivas do futebol e da cultura mundial com relação ao esporte. Em meio a conflitos sociais, decisões históricas e revelações de jogadores mágicos, o torneio trouxe para o torcedor grandes lembranças. Mas, afinal, por que e como surgiu a Copa do Mundo? Quais foram os aspectos que, há mais de 90 anos, fizeram nascer esse campeonato tão especial? Para responder as perguntas, o LANCE! leva você, fã do esporte, para uma viagem no tempo.
Relacionadas
+ Veja jogadores que perderão a Copa do Mundo por lesão
Alguns anos antes da primeira Copa, em 1904, a Federação Internacional de Futebol Associação, mais conhecida como FIFA, foi fundada em Paris, na França, com o objetivo de organizar melhor competições do futebol europeu e, posteriormente, do futebol mundial.
No início, Bélgica, Dinamarca, França, Holanda, Espanha, Suécia e Suíça, países localizados no continente europeu, aderiram ao projeto. Ao longo dos anos, a FIFA cresceu exponencialmente, se tornando uma das grandes organizações do mundo.
Um dos idealizadores da FIFA, o holandês Carl Anton Wilhelm Hirschman já pensava, nos primeiros anos de desenvolvimento da federação, em propor um evento que reunisse seleções de diversos países.
Porém, a ideia só tomou forma quando Jules Rimet assumiu o comando da federação. Presidente a partir de 1921, ele percebeu, com as edições dos Jogos Olímpicos de 1924 e 1928, que seria interessante realizar um campeonato entre as seleções. Ele ficou sob o comando da FIFA até 1954 e recebeu homenagem com seu nome no troféu da competição a partir de 1946.
Na época, nas Olimpíadas, o Uruguai encantou os europeus nas Olimpíadas realizadas, respectivamente, em Paris e Amsterdã, conquistando as medalhas de ouro. A FIFA e o continente conheceu, portanto, uma nova escola de futebol.
Em 1928, foi consolidada no papel a ideia da Copa do Mundo, que seria realizada em 1930. O local escolhido foi o Uruguai, por conta de diversos fatores: além de sensação do momento no esporte, o governo do país aceitou pagar as despesas das outras seleções e construir um estádio, posteriormente nomeado Estádio Centenário de Montevidéu, para abrigar a competição.
Portanto, Itália, Holanda, Hungria, Espanha e Suécia, outros países na disputa para sediar o torneio, não foram escolhidos.
Com as tomadas de decisões em reuniões da FIFA, decidiu-se que a Copa do Mundo iria ocorrer a cada quatro anos - como é realizada até hoje -, a federação faria um troféu e haveriam eliminatórias para definir os participantes do que prometia ser um grande torneio.
Dessa forma, em 1930, jogaram a Copa, disputada no Uruguai, 13 seleções: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru, EUA, México, Bélgica, Romênia, França, Iugoslávia e o país-sede.
Antes da pausa forçada pela segunda Guerra Mundial, a Copa do Mundo ocorreu em 1934 e 38, sendo vencida, nas duas vezes, pela Itália.
O torneio voltou em 1950, doze anos depois, no Brasil. Por conta da crise pós-Guerra, foram 13 seleções participantes, com vitória do Uruguai, por 2 a 1, no Maracanã.
De 1954 até 1978, foram 16 participantes. Entre 1982 e 1994, a competição teve 24 participantes. De 2002 até a Copa do Mundo do Qatar, 32 seleções disputaram e disputarão o troféu. A partir de 2026, serão 48 países.
A Copa do Mundo movimenta milhões de cidadãos e de culturas de todo o planeta. Marcada para o dia 20 de novembro, a estreia do torneio do Qatar terá uma grande cobertura da imprensa mundial, com uma cerimônia de abertura e partida entre o país-sede e o Equador no Al Bayt Stadium, em Doha, às 13h (de Brasília).
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias