Classificação curiosa e primeiro gol de Pelé: conheça a história do País de Gales na Copa do Mundo
Seleção europeia estreia no Mundial 2022 nesta segunda-feira contra os Estados Unidos<br>
A partida contra os Estados Unidos, nesta segunda-feira, marcou o retorno de País de Gales à Copa do Mundo após 64 anos. Antes do Mundial do Qatar, a última - e única - participação galesa no torneio foi na edição de 1958, na Suécia. Abaixo, o LANCE! relembra.
A classificação do País de Gales para a Copa do Mundo de 1958 contou com boa dose de sorte. A princípio, a seleção estava fora do Mundial após terminar em segundo lugar em seu grupo nas eliminatórias da UEFA.
A reviravolta ocorreu quando o Sudão, que deveria enfrentar Israel, se recusou a entrar em campo. A Fifa não permitiu que a seleção israelense se classificasse automaticamente à Copa e buscou outro adversário na Europa.
Por sorteio, a Bélgica foi escolhida, mas também recusou. Um novo sorteio apontou Gales como adversários de Israel. Após duas vitórias por 2 a 0, uma fora e outra dentro de casa, os galeses se classificaram para a sua primeira Copa do Mundo.
No Mundial da Suécia, o País de Gales conseguiu um grande feito na primeira fase: eliminar a Hungria, então vice-campeã do mundo. A seleção, no entanto, foi eliminada pelo Brasil nas quartas-de-final, tornando-se a primeira seleção a tomar um gol de Pelé em Copas.